Olá galera, vi compartilhar um experimento que fiz nos últimos dias com um tablet antigo que minha irmã possui. O famoso tablet com Android 4.4 um multilaser ml02 m9 quad core, com 1gb de RAM e 8gb de armazenamento.
Consegui com base em um tutorial de como rodar um bootoader na RAM, algumas pesquisar na net de como fazer uma imagem compartível (através do debootstap) do Debian e algumas gabirraras. Rodar o Debian 12 em um cartão SD, desde a interface (rodando via X11/Xorg) por meio da CPU funcionando OTG (que possibilita uso de teclado e mouse), mas sem funcionar o touchscreen, GPU, rede WI-Fi. Resumidamente, esse tablet e muitos outros tem um processador que o sistema Linux suporta, processadores de Tv Box ou mesmo microcomputadores, basicamente são placas. Até as ferramentas de flash funcionam, capaz de instalar um bootloader (u-boot) que reconheceu o cartão SD bootavel.
Postei os resultados no Reddit:
Estou construído o “tutorial” para fazer isso em meu tempo livre, mas não sei se seria algo bom. Continua em fase de testes, particularmente não é usável. O que acham disso? Usaria caso tivesse em uma fase mais madura?