DE Brasileira [AstreaOS]

Olá, queria mostrar um projeto que venho desenvolvendo chamado Astrea

A ideia é criar uma DE para Linux que seja extremamente leve, customizável e modular, onde você pode criar a propria interface dele

O Astrea usa um compositor Wayland próprio, e o shell também foi desenvolvido do zero

o Que você pode eseprar dele:

• tiling + floating (Hibrido)

• infinite canvas

• interface e shell extremamente customizavel

• infinitos tipos de animações para escolher

• extremamente leve e versatil

• suporte a gaming

Ainda está bem em desenvolvimento, então muita coisa vai mudar

Eu gostaria de fazer uma breve pesquisa:

o que mais incomoda vocês nas DEs/WMs atuais?

KDE, GNOME, Hyprland, Niri, Sway etc O que vocês gostariam que uma DE nova fizesse diferente?

Astrea rodando:

btw, comunidade do linux pelo menos no reddit é a pior comunidade que eu ja vi na vida, é desgastante trabalhar meses pra lançar algo e praticamente mandarem você desistir do projeto

para mim, o que mais me incomoda numa é:

• Não ter suporte para a systray (já tive que usar extras no KDE para mostrar a systray em tempos, que não é nada prático);
  • E que seja fácil de utilizar (ex: KDE, XFCE, etc.), já no Gnome eu perco-me :joy:

Como eu não sou muito avançado em linux eu acabo gostando mais de testar a personalização do próprio sistema, uma coisa que eu notei é que em algumas falta opções para Wallpapers de forma nativa, alguns deixavam mais escondido a opção de deixar um wallpaper diferente na tela de bloqueio, outros não tinham suporte para gifs e também o recurso de passagem de slides carecia de mais opções de personalização, tipo o tempo de passagem, a ordem e o escalonamento individual para cada imagem… Bem, espero ter ajudado.

É a vida, a cada 1000 que te mandam desistir 1 te apoia

garanto que vai ser bem facil de utilizar :smiley:

anotado! vou incluir isso no to-do

Boa noite. Não testei ainda, mas pelo print me parece estar num caminho interessante! Esse DE já é Full Wayland? Você pretende criar algum tipo de curadoria de softwares exclusivos dessa DE, como ocorre com o Gnome? Continue com o projeto! Não desista jamais! Está realmente muito lindo e de extremo bom gosto! Meus parabéns!