Boa tarde galera, se liga no Peppermint
Eu quero deixar já registrado aqui no fórum todas as informações que será que grande ajuda não apenas para mim mas para outros também.
No final desse ano ou no ínicio do ano que vem vou montar minha máquina nova e eu gostaria de saber se vale mais a pena um DDR4 ou DDR5 e quais frequências é mais vantajoso da memória RAM com o processador.
A minha intenção é montar um 5600x com placa-mãe PCIex 4.0 e 128GB de RAM e mantendo por enquanto a RX 6500 XT até eu me decidi comprar a 7600 XT apesar que eu ainda não ví com os meus próprios olhos o desempenho máximo da 6500XT em seu território PCIex 4.0 que muitos usuários afirmaram ter um desempenho assustador numa placa de 64bit e ter apenas 4 linhas de comunicação (4x).
A minha distro amada que vai ter a honra é o Peppermint como principal e o linux mint secundário dual-boot.
Olá! O preço das plataformas DDR5, assim como das memórias, já caiu o suficiente para compensar. De quaqluer forma, ainda falta muito tempo para o final do ano e as coisas vão mudar ainda mais até lá.
O Ryzen 5 5600X não vale a pena. Isso porque o Ryzen 5 5600 é literalmente a mesma coisa e custa menos. A RX 7600 XT, por sua vez, sempre foi péssima opção de compra, e só compensava em boas promoções. Até o final do ano ela já terá saído de linha (nem faz sentido pensar nela agora que existe a RX 9060 XT 16GB).
Qual é o motivo para ter 128GB de RAM? Algum trabalho específico que você faz demanda isso? Se não, o ganho será literalmente zero. Para 99,9% das pessoas, ainda não faz sentido passar de 32GB.
Fala aí rapaz, beleza contigo ?
Pois bem, nenhum trabalho que faço por enquanto não consome tudo isso mas é sempre bom se prevenir né. Outra coisa, e só por curiosidade em saber como o peppermint irá se comportar com 128GB de ram apesar que os desenvolvedores da distro me mandaram um e-mail dizendo que na construção da distro atual eles usam um Theadripper, processador notável não é mesmo ?
Será que não ??
16GB de ram hoje em dia é somente o mínimo requisitado para jogos atuais. Para se ter uma idéia o jogo “Elden Ring” precisa de 12GB fora a steam que pega uma porcentagem a parte da sua ram, fora também o sistema operacional e para conclui a Vram da placa gráfica que se caso ela não tiver vram suficiente para o jogo ela vai pegar emprestado da ram do PC kkkk
Agora eu entendi você recomendar a RX 9060 XT de 16GB kkk pra ela não pegar ram emprestado do PC
De fato 32GB de ram é muita coisa mas em breve com o avanço de jogos mais reais que exigirem mais vram também exigirão mais ram e isso não vai demorar muito.
E outra coisa que me deixou apavorado no requisito recomendado de RAM no jogo “Echoes of the Living” que ainda está em desenvolvimento é o jogo ser em gráficos “pré-renderizados” usando a “Engine” atual, o jogo precisará de pelo menos 16GB de ram.
64GB de ram já seria o suficiente para mim talvez.
O Peppermint com 128GB de RAM vai se comportar da mesma forma que o Peppermint com 64GB de RAM. Assim como vai se comportar da mesma forma que o Peppermint com 32GB de RAM.
Se você não tiver uso específico para RAM sobrando, o ganho é literalmente zero. Ela vira só “peso morto” dentro do computador até que você encontre uso.
Alguns raríssimos jogos já podem ter ganhos quando a máquina tem mais de 16GB de RAM. Contudo, jogo nenhum chega perto de precisar de 32GB. Para quem joga, 32GB vai ser muito mais que o suficiente por muitos, muitos anos. Parece ser o seu caso.
Ao invés de “queimar” dinheiro com RAM que não vai ter uso, seria mais interessante você investir um pouco mais nos outros componentes, como o processador (o R5 5600X é um chip de entrada para os padrões atuais).
Recomendei porque é o melhor custo-benefício do momento. Ter 16GB de VRAM é essencial para a longevidade, mas o conjunto que essa placa entrega, como um todo, é muito vantajoso. Ela é absurdamente, insanamente melhor que a RX 7600 XT, que é uma bomba pelo custo atual.
Contudo, mesmo que fosse uma placa de 8GB e houvesse swap com a RAM do sistema, reforço que 32GB de RAM ainda seriam plenamente suficientes para jogos.
Nem isso. Eles são literalmente a mesma coisa. Esse clock a mais você configura em poucos minutos na BIOS.
Se você não faz overclock, a frequência máxima que poderá usar é 3200 MHz (padrão JEDEC). Qualquer frequência de RAM acima disso é XMP, que é considerado overclock, por mais que seja um ajuste de 10 segundos na BIOS, com dois cliques.
O “sweet spot” de frequência de RAM para a arquitetura Zen 3 tende a ficar por volta dos 3600 MHz a 3866 MHz. É nesse ponto que você alcança o desempenho máximo. Não faz muito sentido ir além disso, por conta da frequência do Infinity Cache (não há ganhos indo além dele, e pode inclusive haver perda de desempenho por conta do aumento de latência).
Vale a pena lembrar também que, quanto mais pentes de RAM você usar, mais vai forçar o controlador de memória. Ou seja, a frequência estável que você pode alcançar com 4 pentes tende a ser menor que aquela alcançada com 2 pentes. Concluindo, usar 2 pentes de RAM é sempre melhor que usar 4 para processadores Ryzen.
Aqui eu uso dois pentes de 16GB 3600 MHz com o Ryzen 7 5700X, totalizando 32GB.