Boa noite, como vai?
Ano passado comprei uns cacareco para fazer um servidor serviio e samba principalmente com filmes com as seguintes configurações:
- i5 3330 (meu amigo me deu)
- 4gb de ram ddr3 1600mhz da rise mode
- placa mãe duex b75zg m2
- ssd adata de 240gb, nele está instalado o linux mint
- 1 hd de 500gb da western digital me dado por outro amigo
- uma fonte da msi de 650w (overkill para as configurações, comprei porque estava em promoção, comprei essa fonte para substituir uma genérica)
No SSD está instalado o linux mint 22.2 e o HD está formatado em ext4 e montado em /mnt/server
Os programas que eu uso são:
SSH: para acessar remotamente esse servidor e fazer um sudo apt update
Samba: para acessar esse diretório /mnt/server pelo explorador de arquivos do windows e pelo meu celular android
Serviio: para criar o servidor dlna no qual eu vejo o filme na tv
Motivos para eu ter usado o Serviio em detrimento ao plex ou jellyfim:
A tv é uma samsung e não tem jellyfin de forma oficinal na lojinha da tv, tem que fazer uma gambiarra com docker e não estou com paciência para isso, acho que ha algumas semanas o jellyfin ficou disponível para as samsung de 2020 para cá, se não me engano.
O plex funciona ok com a tv, mas eu não gostei da fonte das legendas do filme, o serviio não tem uma interface de aplicativo para a tv (mas ele tem configurações que podem ser acessadas pelo browsers no windows ou no mint), ele é so uma conexão dlna entre o servidor e a tv, ele mostra as pastas do meu hd de 500gb como se você tivesse com um pendrive conectado na tv, então as configurações de legenda como tamanho, cor e sincronização podem ser mudadas pelas configurações do player da samsung, que me agrada muito mais.
Eu sou o único que me conecto no servidor e ele só transmite um filme por vez, via samba, caso eu vá assistir no computador, ou via serviio caso eu vá assistir na tv, até agora os 4gb de ram estão ok
Não acredito que vá fazer diferença sua ram ser ddr3 ou ddr4 para fins de servidor, mas se voce for com o truenas, acho que é melhor seguir as recomendações de quantidade de ram, que se não me engano são 16gbs
Segue algumas imagens em que acesso o hd a partir do windows, o neofetch e uma ferramenta chamada duf em que eu verifico de forma amigável como está a capacidade do hd