Instalei o DaVinci Resolve padrão mesmo no openSUSE Tumbleweed aqui e me deparei com um problema muito estranho. O editor não reconhece o teclado. Nenhuma tecla funciona, nem mesmo para editar legenda.
Não pude testar em sessão X11 por conflitos de driver NVIDIA, então não sei se é causado pela sessão Wayland do Plasma.
Você instalou ele pelo distrobox ou algo assim ou foi direto no OpenSUSE mesmo? Uso o DaVinci no Fedora (GNOME Wayland) instalado em um contêiner de Rocky Linux (recomendado pela Black Magic Design) e funciona super bem.
Não tenho ideia do que possa ser, mas não acredito que seja o Plasma Wayland. Já usei (ainda que brevemente) o DaVinci Resolve do AUR nele, no Artix.
Tente no exec do arquivo desktop
Baixe xcb
Exec=env -u XDG_RUNTIME_DIR -u DBUS_SESSION_BUS_ADDRESS QT_QPA_PLATFORM=xcb /opt/resolve/bin/resolve
Eu fiz o teste colocando o que sugeriu, em adicional o __NV_PRIME_RENDER_OFFLOAD=1 __GLX_VENDOR_LIBRARY_NAME=nvidia
para o Resolve fazer uso da GPU da Nvidia e não a UHD Graphics e aconteceu algo muito bizarro. O teclado agora funciona mas o áudio sumiu. Nem aparece no Audio Mixer.
Tenta e veja se resolve
Exec=env -u XDG_RUNTIME_DIR -u DBUS_SESSION_BUS_ADDRESS QT_QPA_PLATFORM=xcb QT_IM_MODULE=xim /opt/resolve/bin/resolve %U
Tente só adicionar QT_QPA_PLATFORM=xcb
Ou
QT_QPA_PLATFORM=wayland
Com QT_QPA_PLATFORM=wayland
nem abre. QT_QPA_PLATFORM=xcb
abre mas não tem efeito.
Method 1: Modifying the .desktop
file
-
- Locate the
.desktop
file:
Find the file for DaVinci Resolve, usually in ~/.local/share/applications/davinci-resolve.desktop
.
-
- Edit the Exec line:
Find the Exec=
line and prepend it with env -u XDG_RUNTIME_DIR -u DBUS_SESSION_BUS_ADDRESS
to unset these variables.
-
- Add environment variables (Optional):
To potentially force Wayland compatibility or fix issues, you can add QT_QPA_PLATFORM=xcb
or QT_QPA_PLATFORM=wayland
, and QT_IM_MODULE=xim
to the env
line.
- Example:
Exec=env -u XDG_RUNTIME_DIR -u DBUS_SESSION_BUS_ADDRESS QT_QPA_PLATFORM=xcb QT_IM_MODULE=xim /opt/resolve/bin/resolve %u
.
Adicione só
env -u XDG_RUNTIME_DIR -u DBUS_SESSION_BUS_ADDRESS
Esse tópico no fórum do Endeavor OS trouxe uma solução temporária e aparentemente uma causa, mas infelizmente não há uma solução definitiva. O DaVinci Resolve é compatível com o Menu Global do KDE Plasma, mas causa incompatibilidade com os atalhos. Esse comando desativa o Menu Global:
qdbus6 org.kde.kded6 /kded org.kde.kded6.unloadModule "appmenu"
Esse comando faz com que o Menu Global seja desativado, forçando o DaVinci Resolve a usar o menu internamente, corrigindo o problema com o teclado. Infelizmente uma função extremamente útil tem esse bug. E se precisar reativar:
qdbus6 org.kde.kded6 /kded org.kde.kded6.loadModule "appmenu"
Vou ver se é algo no lado do KDE Plasma que pode ser resolvido. Se for no lado do DaVinci Resolve, não tenho esperança deles resolverem esse bug tão cedo…
3 curtidas
Menu global é o menu padrão do kde?
Instalei o kde tem pouco tempo.
Ainda estou aprendendo a usá-lo.
Sempre usei gtk.
Você pode colocar no exec do arquivo desktop
KDE_NO_GLOBAL_MENU=1 DaVinciResolve
Exec=env -u KDE_NO_GLOBAL_MENU=1 DaVinciResolve

Reinstalei o Resolve para testar aqui. É a versão 19.1.4build11 (nem de longe a mais atual, já tem a 20, mas é a que tenho fácil aqui).
Mesmo com essa opção, ele ainda exporta o menu global e quebra os atalhos. Pelo que li desse dev do KDE, isso só funciona com aplicativos que carregam as bibliotecas Qt do sistema e o tema do KDE Plasma (que inclui um “cavalo de troia” que adiciona essa função)
Mas sem menu global (que é como eu usava), os atalhos funcionam aqui.
Não funciona porque o fallback que o Qt usa quando DBUS_SESSION_BUS_ADDRESS
está indisponível é exatamente o valor padrão dessa variável em distribuições com systemd. Não acredito que haja solução simples para essa parte da equação sem fazer um patch em pelo menos um desses projetos 
O que funcinou aqui foi jogar um valor inválido para ele:
env DBUS_SESSION_BUS_ADDRESS=abcdef /opt/resolve/bin/resolve
Só precisei mexer nela. Nem no QT_QPA_PLATFORM
, nem no XDG_RUNTIME_DIR
(acredito, inclusive, que o áudio não funciona sem ela porque ela é necessária para localizar os pontos de conexão do PipeWire e PulseAudio), nem desativar/ativar Wayland.
1 curtida