Davinci Resolve não reconhece minha placa de vídeo integrada AMDAud

Deixando bem claro no início que o Davinci funciona muito bem no windows 11, consigo editar tudo certinho sem muitos problemas, porém o objetivo no começo de aprender o davinci resolve foi por ele ter suporte ao Linux, já que eu estou fazendo essa transição aos poucos, mas por algum motivo, no Linux, o Davinci não reconhece minha GPU “Radeon Vega 8 Mobile”, ja instalei os drivers da AMD, o vulkan tbm que achei em alguns sites e mesmo asism nada, o máximo que consegui foi quebrar o Ubuntu umas 3 vezes, ja instalei outros sistemas como o Fedora, o Zorin ( esse quase queimou meu processador ) e o Kubuntu, e nenhum conseguiu reconhecer a GPU tbm. ( gastei essa semana inteira só tentando arrumar isso, inclusive acabei danificando o windows 11 nessa brincadeira kkkk )

O sitema reconhece, todos diziam qual GPU eu estava usando, o steam, eu consegui jogar os mesmos jogos que jogo sem problemas, LoL tbm rodou muito bem, mas por algum motivo especifico, o davinci não consegue funcionar, ja procurei em vários forums e nenhum realmente me ajudou muito…

PS: Tentei Usar o Kdenlive no Ubuntu 22.04 LTS mas ele veio bugado, incrivelmente, instalei via snap, flatpak e pelo appimage e até versões mais antigas mas continuava quebrado kkkkk, mas no windows 11 ta tudo certinho.

Specs:

• Ubuntu 22.04 LTS
  • Davinci Resolve 17 ( baixado direto do site o .run )
  • Notebook: Lenovo Ideapad s145
  • CPU: AMD Ryzen 5 Mobile 3500U
  • GPU: AMD Radeon Vega 8 Graphics ( Integrado )
  • 12GB Ram ( 2GB Para a placa de vídeo )

Toda ajuda é bem vinda, muito obrigada ^^
Se estiver faltando alguma coisa, por favor, só avisar!

Olá!

Que legal tem investido em pesquisar e aprimorar na imersão com sistemas de base linux.
Uma questão importante é desistir dessa ideia de no “Windows funciona” e no linux não. Não é uma comparação adequada para uma série de questões. Indo direto ao ponto, em sistemas linux, a problemática maior não é o sistema em si, mas fabricantes e suporte.
Dito isto, vamos lá… Davinci Resolve precisa de alguns esquemas específicos para rodar com aceleração e conversação adequada com as gpus. No caso, AMD, você precisa ir pro driver diferente do open source. Com ele você rodará. Porém, aviso, o driver gpupro não opera tão bem integrado e da mesma maneira que o driver pra amd open source, então em situações diversas e 3D perceber quedas de performance…

Veja ai e já terá caminho para avançar:

#sucesso

2 curtidas

Tb enfrentei o mesmo problema que vc! o meu Hardware eh full AMD (R5 3600 + RX580)…pra fazer o davince funcionar tentei varias distros (fedora, pop os, zorin…) porém a unica distro que tornou tudo automático para mim no momento da instalação foi o Manjaro! no proprio AUR pesquisando por RESOLVE, vc encontra o instalador do programa…e no momento da instalação ele pergunta a dependência que vc quer instalar (no meu caso OPENGL - amd)…ele já faz tudo sozinho!!! eh uma dica!! deu certo pra mim…

1 curtida

Infelizmente eu tentei tudo isso e ainda não foi kkkk omds, mas muito obrigada!
Alias ss, comparaer os dois SO não é algo muito uh, é, mas queria evitar o que varios post falavam que era o famoso “seu hardware não roda esse programa”, os detalhes extras eram mais pra dizer que eu consigo rodar simsim mas sem querer acabei comparando muito os dois asopaishaios, muito obrigada novamente ^^

Pior, sempre via essas coisas de AUR mas ficava com medo por ser Arch ahsiahsas, vou dar uma olhadinha, muito obrigada ^^

Você não conseguirá utilizar os codecs para OpenCL nesse gráfico integrado. A própria página da AMD, sobre o R5 3500U, não oferta drivers proprietários para o gráfico integrado desse processador. O @phagnerdecretus conseguiu essa façanha pois ele tem uma RX 580, a qual a AMD disponibiliza drivers closed source em seu site para SLE, RHEL, CentOS e Ubuntu.

2 curtidas

é, infelizmente o davinci não vai rodar então, e mesmo se rodasse, não é possivel que tenhamos sempre de converter .mp4 pra .mov(sendo que o kdenlive não tem esse problema), sem contar na barrinha de cima que ta sumida, uma semana de esforço pra nada praticamente ( ao menos descrobri que maioria das distros odeiam esse meu hardware kkkk ).
KDEnlive tá conseguindo suprir bastante coisa de edição então é, a blackmagic deve dar atenção extra pro windows do que pro linux pq com certeza é só um bug no programa deles, pois steam, kdenlive, lutris, todos reconhecem minha GPU sem drivers extras, é complicado em, infelizmente.
Mas bem, muito obrigada por todas as respostas!

Na verdade não. Meu pai tem uma máquina identica e rodou sem o menor dos problemas Pop!_OS, Solus, openSUSE Leap 15.2, e agora o Manjaro. O seu problema é com o gráfico integrado e a necessidade de utilizar OpenCL, não o conjunto de hardware / software como um todo.

O KDEnlive utiliza renderização via software, não hardware (@Rodrigo_Chile correto?), a Steam não pede OpenCL, apenas OpneGL e Vulkan para os jogos, o mesmo com o Lutris, que é apenas uma interface para o Wine.

O Kdenlive renderiza tanto por software quanto hardware, mas é menos exigente. Contudo, me parece que o OP tem razão, a Blackmagic podia facilitar a vida de quem não tem GPU dedicada. Até o Premiere é menos enjoado…

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.