Oi pessoal, recentemente eu adquiri um monitor 4K e tem sido uma experiência bem interessante, com altos e baixos, provavelmente vai dar pra fazer um vídeo contando algumas coisas sobre isso em breve:
Uma das coisas mais diferentes/complicadas de se usar 4K é que alguns apps não se adaptam totalmente à resolução, especialmente se você utilizar escalas fracionadas para aumentar o conforto na visualização.
Estou escrevendo então essa dica para todos que eventualmente passarem pelo menos problema com o davinci resolve.
Caso você use 150% ou 200% de escala, o DaVinci no Linux fica extremamente pequeno, a forma de resolver isso é relativamente simples.
Como ajustar a escala do DaVinci Resolve para monitores 4K com escala
Precisamos editar o arquivo .desktop do DaVinci Resolve para mudar a linha de execução dele, é possível fazer isso manualmente, editando os arquivos diferente, mas creio que a maior parte se sentirá mais confortável usando uma interface.
Precisamos de um app para editar o menu do sistema, como o software “MenuLibre”, você pode instalar ele pela sua loja de apps.
Alternativamente, é possível instalar via Terminal no Ubuntu e distros derivadas, como o Pop!_OS e o Linux Mint dessa forma:
sudo apt install menulibre
Em outras distros, vale a pena consultar a loja também ou o repositório do sistema, já que o comando via terminal pode mudar.
Editando o atalho do DaVinci
Dentro do Editor de Menus (menulibre) procure por “resolve”, possivelmente você o encontrará dentro do menu “multimídia” do seu sistema.
Possivelmente você o encontrará como na imagem acima.
O que precisamos alterar estão no espaço “Comando”, que basicamente é o que é executado quando clicamos no ícone do programa.
Basta substituir o padrão /opt/resolve/bin/resolve %u por isto:
bash -c “QT_DEVICE_PIXEL_RATIO=2 QT_AUTO_SCREEN_SCALE_FACTOR=true /opt/resolve/bin/resolve”
Repare que no início da linha temos a palavra “bash”, que faz referência ao interpretador de comandos shell presente em grande parte das distros, geralmente esse comando deve funcionar em qualquer sistema tradicional, porém, se você é um usuário mais avançado e trocou o shell padrão, para o zsh por exemplo, pode ser necessário alterar a linha. Algumas distros podem vir com o zsh por padrão também.
Para verificar qual o seu interpretador shell padrão, é possível rodar este comando no terminal:
echo $SHELL
E o terminal deve exibir o seu shell padrão de ambiente.
Toques finais
Uma vez concluída a alteração dentro do editor de menus, é necessário salvar a modificação, o botão de salvar no menulibre é uma seta para baixo na parte superior esquerda.
Com a modificação salva, assim que você abrir o DaVinci Resolve novamente, já deve perceber a diferença.
Caso queira desfazer a modificação, basta repetir o processo e alterar a linha de execução para o seu padrão novamente: /opt/resolve/bin/resolve %u
Essa é uma daquelas dicas que eu estou escrevendo para o meu eu do futuro em caso de necessidade, mas que eu espero que seja útil para mais pessoas. ![]()
Até a próxima!

