Darktable - Alternativa gratuita ao Lightroom

Consegui fazer funcionar meu estúdio de fotografia todo no Linux, neste vídeo falo um pouco sobre o darktable.

Mais alguém o usa? Eu fazia tudo na plataforma adobe e posso dizer que o darktable é em muitas coisas superior ao Lightroom.

Baixe o Darktable: https://darktable.org/ :camera_flash:

6 curtidas

Eu tenho uma câmera DSLR e sempre fotografo em Raw. O problema é que não sei editar (ainda…) hahaha
Estou usando o Darktable para gerenciar minhas fotografias, mas pelos tutoriais que já vi com ele, é uma ferramenta muito boa. Vou assistir mais tutoriais e ler o manual dele, que tem tudo explicadinho.

2 curtidas

Muito legal, eu fotografo por hobby, ultimamente to meio paradão mas usava o RawTherape para editar.

2 curtidas

Sim, ele é excelente, vou fazer uma série de vídeos de pós processamento com foco no darktable.
Acho que vai te ajudar.

3 curtidas

O RawTherapee também é excelente, mas eu adoro o darktable, faço tudo nele.
No meu estúdio fazemos fotos na caixa, antes tinha que ajustar a perspectiva no Photoshop e demorava horrores, hoje faço tudo no darktable.

3 curtidas

Com certeza vai ajudar muito. Quando fizer, posta aqui para nós.

Muito legal essa fotos na caixa hehe

3 curtidas

Não consigo colocar meu Darktable em Pt, alguém me ajuda?

2 curtidas

Uma coisa que adoro no aplicativo é a capacidade de lidar com distorções de lente grande angulares, como fisheye, por exemplo. Tem uma gama enorme presets de máquinas e lentes, além de ajustes manuais. Tem muitos recursos excepcionais, sendo o mais extraordinário o fato de ser opensource e grátis.
Eu abro arquivos raw da Nikon, Sony e Samsung sem qualquer problema.
Confira também o RawTherapee.

O meu problema aqui é fazer o Darktable ficar ajustado à tela do lap (1366 x 768)… não achei a config pra isso. Alguém sabe como resolver?


Muito bom esse tópico, meu caro @luizcorreiaph . Era exatamente isso que estava buscando. Sou fotógrafo ‘nas horas vagas’ e usuário do Lightroom, e estava procurando uma alternativa OpenSource.

Pelo visto, já vi logo de cara que ele tem algo que minha Canon 7D não tem e nem minha versão do Ligthroom, que é possibilidade de fazer HDR. Hoje em dia, qq celularzinho mequetrefe tem essa função, mas as câmeras mais antigas, embora excelentes como a minha, não tem. Também não havia encontrado até então nenhum software decente com essa função.

Vou testá-lo em breve.

2 curtidas