Dá pra trocar a pesquisa do Google pelo DuckDuckGo sem grandes perdas?

Um dos temas mais em alta atualmente é o da privacidade na internet. As políticas de uso de dados dos usuários pela Google têm desagradado muita gente, inclusive eu. Mas não dá pra negar que o serviço de pesquisa deles é de qualidade.

Em um vídeo um pouco recente o @Dio falou sobre o DuckDuckGo, o que despertou meu interesse. Minha pergunta é: dá pra substituir as pesquisas da Google pelo DuckDuckGo sem muitas perdas nos resultados encontrados? Eles realmente focam em privacidade ou é só marketing?

4 Curtidas

Utilizo o DuckDuckGo a alguns anos, nunca senti falta do Google, encontro tudo o que preciso no buscador do pato. Mudei para o DuckDuckGo não por questões de privacidade, mas sim por não estar satisfeito com os resultados do Google. Sou usuário do Google de longa data, desde o início da empresa, na minha opinião a busca do Google foi ficando gradativamente pior com o passar dos anos.

7 Curtidas

Muito obrigado pelo relato. Comecei a testar o DuckDuckGo esses dias. Até o momento tem suprido bem minhas necessidades de pesquisa. Acho interessante ler relatos de usuários de longa data para ver se ao longo do tempo foi vantajoso. :slight_smile:

2 Curtidas

Achei muito interessante, vou passar um tempo usando ele pra ver se me acostumo e mudo xD

1 Curtida

Depende algumas procura especificas que fiz no Duck Duck Go não consegui achar os resultados que queria, principalmente questões voltadas á programação, mas em geral o as pesquisas que fiz com o pato supriu bem as minhas necessidades em geral, recomendo ele se quiser navegar em anonimato, eu navego com ele usando o firefox nightly, já que essa versão do firefox foca em privacidade

2 Curtidas

Eu passei a usar o DuckDuckGo há alguns dias, até o momento não senti grandes diferenças entre ele e o Google.

3 Curtidas

Eu me acostumei na segunda tentativa. Hoje o Duck Duck Go supre muito bem minhas necessidades. Tem sido muito eficiente.

Dou preferência ao Ecosia (principalmente) e ao DuckDuckGo para fazer buscas. Contudo, nem sempre encontram o que preciso e acabo recorrendo ao Google vez ou outra.

Utilizo o DuckDuckGO como buscador, Firefox e Brave como navegadores e Tutanota como cliente de email. Todos esses projetos possuem vínculos fortes com a comunidade Open Source, então são as minhas opções. Infelizmente, como o @KairanD já disse, volta e meia acabo recorrendo ao buscador Google, mais especificamente para encontrar locais.

Dá tranquilo, mas como buscador. Imagens e mapas são melhores no Gugle mesmo (:confused:)

2 Curtidas

As vezes tenho usado o DuckDuckGo. Mas ainda prefiro Google.
Quem quer despiorar a situação pode configurar sua conta:

3 Curtidas

Duck é um bom buscador, mas acredito que é impossível manter toda privacidade que tanto prezam.
Na Internet, poucos caminhos levam a tão sonhada privacidade 100%, e para um usuário, não faz sentido perder tantas coisas que poderão aumentar sua produtividade e recorrer a métodos que dificultarão seus trabalhos.

2 Curtidas

100% de privacidade acho que só os Amish conseguem.

P.S.: para quem não sabe, Amish é um grupo religioso que vive nos EUA sem as facilidades da vida moderna. Eles não têm eletricidade e nem computadores, e aí a privacidade online é garantida, já que o online não existe. :wink:

5 Curtidas

E para usuários comuns ou que precisam de produtividade, não sei se faz sentido todo esse arrodeio… se privar de usar algo ou usar alguma coisa mais “underground”.

2 Curtidas

De fato, mas trocar alguns serviços da Google por outros equivalentes não é nenhum sacrifício. Por exemplo, não tive nenhuma dificuldade em trocar o Gmail por um Tutanota, assim como não tive dificuldades em trocar o navegador e o buscador da Google. Claro, eu continuo usando serviços da Google, continuo usando o buscador da Google, mas só por não ser dependente dele, já é uma vitória.

Existem opções muito competentes fora do “guarda-chuva” da Google. Não podemos pensar que só por deixar de usar um serviço deles significa que vamos perder em produtividade. Google não é unanimidade e nem deve ser pelo bem de todos nós.

4 Curtidas

DuckDuckGo é um buscador OK, pelo menos suporta ao tema escuro.

A única coisa que me impede de usar como buscador padrão é o fato de que eu não consigo escolher o período em que uma notícia ou imagem foi publicada.

Eu deixei o DuckDuckGo no Firefox para experimentar, mas sempre que posso, tento evitar usá-lo. Infelizmente, ele não me retorna resultados tão bons como o Google faz.

O ideal é experimentar por um tempo para avaliar se no seu caso faz diferença ou não.

2 Curtidas

Eu uso o pato faz alguns anos e não me deixou na mão em 90% dos casos. Pros 10%, o jeito é o Gugle…

3 Curtidas

Gosto mais do Startpage. Ele retorna os resultados do Google sem qualquer tipo de rastreamento (e tem uma função muito bacana pra visitar sites anonimamente através de um proxy).

2 Curtidas

DuckDuckGo é a alternativa mais popular, mas existem outros muito bons também, como o Startpage e o Qwant. Cada um usa o que agradar mais e como você disse, experimentar é o caminho.

1 Curtida