Um dos temas mais em alta atualmente é o da privacidade na internet. As políticas de uso de dados dos usuários pela Google têm desagradado muita gente, inclusive eu. Mas não dá pra negar que o serviço de pesquisa deles é de qualidade.
Em um vídeo um pouco recente o @Dio falou sobre o DuckDuckGo, o que despertou meu interesse. Minha pergunta é: dá pra substituir as pesquisas da Google pelo DuckDuckGo sem muitas perdas nos resultados encontrados? Eles realmente focam em privacidade ou é só marketing?
Utilizo o DuckDuckGo a alguns anos, nunca senti falta do Google, encontro tudo o que preciso no buscador do pato. Mudei para o DuckDuckGo não por questões de privacidade, mas sim por não estar satisfeito com os resultados do Google. Sou usuário do Google de longa data, desde o início da empresa, na minha opinião a busca do Google foi ficando gradativamente pior com o passar dos anos.
Muito obrigado pelo relato. Comecei a testar o DuckDuckGo esses dias. Até o momento tem suprido bem minhas necessidades de pesquisa. Acho interessante ler relatos de usuários de longa data para ver se ao longo do tempo foi vantajoso.
Depende algumas procura especificas que fiz no Duck Duck Go não consegui achar os resultados que queria, principalmente questões voltadas á programação, mas em geral o as pesquisas que fiz com o pato supriu bem as minhas necessidades em geral, recomendo ele se quiser navegar em anonimato, eu navego com ele usando o firefox nightly, já que essa versão do firefox foca em privacidade
Dou preferência ao Ecosia (principalmente) e ao DuckDuckGo para fazer buscas. Contudo, nem sempre encontram o que preciso e acabo recorrendo ao Google vez ou outra.
Utilizo o DuckDuckGO como buscador, Firefox e Brave como navegadores e Tutanota como cliente de email. Todos esses projetos possuem vínculos fortes com a comunidade Open Source, então são as minhas opções. Infelizmente, como o @KairanD já disse, volta e meia acabo recorrendo ao buscador Google, mais especificamente para encontrar locais.
Duck é um bom buscador, mas acredito que é impossível manter toda privacidade que tanto prezam.
Na Internet, poucos caminhos levam a tão sonhada privacidade 100%, e para um usuário, não faz sentido perder tantas coisas que poderão aumentar sua produtividade e recorrer a métodos que dificultarão seus trabalhos.
100% de privacidade acho que só os Amish conseguem.
P.S.: para quem não sabe, Amish é um grupo religioso que vive nos EUA sem as facilidades da vida moderna. Eles não têm eletricidade e nem computadores, e aí a privacidade online é garantida, já que o online não existe.
E para usuários comuns ou que precisam de produtividade, não sei se faz sentido todo esse arrodeio… se privar de usar algo ou usar alguma coisa mais “underground”.
De fato, mas trocar alguns serviços da Google por outros equivalentes não é nenhum sacrifício. Por exemplo, não tive nenhuma dificuldade em trocar o Gmail por um Tutanota, assim como não tive dificuldades em trocar o navegador e o buscador da Google. Claro, eu continuo usando serviços da Google, continuo usando o buscador da Google, mas só por não ser dependente dele, já é uma vitória.
Existem opções muito competentes fora do “guarda-chuva” da Google. Não podemos pensar que só por deixar de usar um serviço deles significa que vamos perder em produtividade. Google não é unanimidade e nem deve ser pelo bem de todos nós.
Eu deixei o DuckDuckGo no Firefox para experimentar, mas sempre que posso, tento evitar usá-lo. Infelizmente, ele não me retorna resultados tão bons como o Google faz.
O ideal é experimentar por um tempo para avaliar se no seu caso faz diferença ou não.
Gosto mais do Startpage. Ele retorna os resultados do Google sem qualquer tipo de rastreamento (e tem uma função muito bacana pra visitar sites anonimamente através de um proxy).
DuckDuckGo é a alternativa mais popular, mas existem outros muito bons também, como o Startpage e o Qwant. Cada um usa o que agradar mais e como você disse, experimentar é o caminho.