Não sou muito chegado na parte de ter mais de um usuário no Linux . Entretanto, surgiu uma necessidade de se ter isso mas não sei como eu faço.
Alguém conseguiria saber se tem como criar um usuário secundário que é restrito a apenas 1 diretório de arquivos e que use certos programas (tanto nativos quanto instalados) sem “interferir” nos arquivos, programas e permissões do usuário principal?
O usuário “Padrão” já atende boa parte do que você quer: É limitado apenas à pasta pessoal dele (e todas as outras em que ele tiver permissão) e ele não interfere nos arquivos, programas e permissões dos outros usuário.
Quanto a limitar quais programas podem ser usados, isso eu não sei como faz.
Não, é o sistema de permissão do núcleo do sistema operacional(núcleo Linux), apenas o root tem acesso as configurações disso.
Não é avançado, vc muda as permissões com o chroot, o chatgpt pode fazer um script para vc com as funções do chroot(o chatgpt pode fazer caca) ou vc pode estudar como usa-lo.
Somente o proprietário e o Root podem modificar o conteúdo da pasta. O Grupo e os outros usuários apenas veem o conteúdo.
É que tem mais de uma maneira de fazer isso. Ao menos, em distros que usam o Gnome, tem esse post que pode ajudar:
Sim, talvez usar um “Controle Parental” seja estranho, mas nele tem opções para permitir apenas alguns aplicativos. E pode funcionar bem se for em ambiente doméstico.
Não faça o que o tutorial passou de remover o fuse, no lugar disso, localize a biblioteca do fuse e negue o acesso por bloqueio de acesso para o usuário desejado usando o sistema de permissões.
Com chown
Coloque usuário root e o grupo que você criou
Com chmod dê a permissão
Por exemplo 770
No fstab , coloque a pasta para iniciar automaticamente no boot
A segunda parte é do grupo em que o usuário faz parte.
Esse malcontent ele realmente faz parte do Gnome. E por fazer parte do Gnome, o Arch entende ele no grupo “Gnome”, e ele é instalado junto com quando se instala o Gnome no Arch.