Cutefish OS interrompe o desenvolvimento e seu futuro é incerto

A distribuição Linux Cutefish OS vem com seu próprio ambiente de desktop (Cutefish DE). A aparência, é perfeita, considerando-se a usabilidade e opções de personalização.

É desenvolvido para os que desejam um sistema operacional estável, parecido com o “macOS” e pronto para uso. Por isso, a equipe projetou o Cutefish Desktop Environment (DE) com um menu global, dock inferior, painel superior, temas de ícones e cursores.

O Cutefish OS também traz o Debian e o Ubuntu como base, o que é uma escolha perfeita considerando os usuários médios de Linux e seu nível de conhecimento.

Mas o otimismo pára por aqui. Com todas as promessas e alguns lançamentos BETA empolgantes, o desenvolvimento parece agora completamente paralisado. Uma rápida caminhada no GitHub mostra que as atividades são mínimas em termos de adições de recursos.

Na discussão no Reddit , um dos usuários lançou a ideia de bifurcar o sistema operacional. A ideia é continuar com o desenvolvimento. Essa é a principal vantagem dos projetos conduzidos pela comunidade no mundo de código aberto.

Muitos projetos de código aberto nascem e morrem todos os anos, e é lamentável ver a situação do Cutefish OS.

FONTE: aqui

2 curtidas

Aparentemente, era um único desenvolvedor e ele ficou desanimado. Bifurcar não adianta em nada quando você não o mínimo de apoio financeiro para trabalhar em um projeto desse nível, vai morrer da mesma forma. Muitos projetos de código aberto morrem por isso, ficam pedindo correções, adições de funcionalidades, mas não se “dão ao trabalho” de doar 10 dólares por mês para ajudar a pagar ao menos um café para o desenvolvedor.

1 curtida

Depende, bifurcação resolve quando a pessoa desiste do projeto e não quer transferir a titularidade (o exemplo mais recente foi o gedit, embora tenham optado por não bifurcar, nesse caso resolveria)