Customizar painel do XFCE

Eu queria dar uma customizada no painel do XFCE, de modo a deixar mais ou menos assim:

Essa imagem é do Zorin OS, com o layout estilo Chrome OS.
Eu gosto desse layout, com os ícones dos aplicativos ao centro e esse painel flutuante, com cantos arredondados.
Alguém sabe se tem como customizar o painel do XFCE pra ele ficar parecido com isso, ou até mesmo algum painel ou dock alternativo que possa fazer ficar mais ou menos parecido com esse da imagem?

@Thiago12 O xfce é super customizável, ou seja vai ser facil de imitar esse layout. Sou preciso que responda a algumas perguntas:

• Qual é a distro que está usando
  • Versão da mesma

Ao responder vou tentar ser o mais breve a responder.

Manjaro 20

Como nunca usei manjaro pode tirar uma captura de tela para me manter ocorrente como irei-o ajudar?

Ele tá desse jeito. Eu tô usando dockbarx pra agrupar os botões de janela

@Mota_a17319 pode ser uma solução que você aplicaria no Ubuntu também, acho que não faz diferença a distro rsrs. Se tiver que instalar alguma coisa eu posso achar no AUR

1ª PARTE

Eu estou usando xubuntu, espero que possa ajudar!

1 - Faça botão direito em cima do painel, vá a Painel, e no submenu vá a Preferências do painel do xfce.

2- Ao abrir a janela das configurações, em medidas, no tamanho das linhas (pixeis), coloque a altura para 36

3 - Agora de pende do seu gosto, em comprimento (%), escolha um numero que seja abaixo de 95% para ter um aspeto de dock e não um painel. Eu coloquei 80%.

4 - Agora o painel está um pouco bizarro :sweat_smile: então mais em cima provavelmente estará um certo na caixa que diz Bloquear painel. Carregue para desativar essa opção. Agora vem um trabalho de precisão… Nos cantos do painel vai aparecer um pontos pouco visíveis, aí você arrasta o painel para ficar o máximo centralizado e pode dar um pequeno espaço entre o fim do monitor e o painel.

Feito isto pode ativar de novo a opção bloquear painel.

Eu vou fazer a continuação da explicação noutra resposta para na esta muito confuso!!!

2 Curtidas

2ª PARTE

5 - Na mesma janela, vá a aba “itens”, e no botão +, adicione ao painel o alternador de áreas de trabalho.

Ele vai ficar em ultima posição, então, selecione “Alternador d…” e mova-o para 2 lugar ao lado do menu. Agora carregue 2 vezes no iten adicionado recentemente, dependendo das áreas de trabalho, coloque o mesmo numero de linhas, ou seja se tiver duas áreas de trabalho coloque 2 linhas.

Desculpe mas não posso continuar a explicação pois, como sou de Portugal, já está a ficar um pouco tarde, então peço-lhe que possa explicar o resto amanhã mais ou menos à mesma hora que respondi a primeira vez neste tópico. Desculpe este incomodo.

3 Curtidas

Não tem problema, e obrigado pelo seu tempo :slight_smile:

1 Curtida

3ª Parte

Eu fui investigar melhor, e infelizmente não encontrei forma de centralizar os icons no painel do xfce :pensive:… Mas arranjei uma solução que deve funcionar! Baseado na sua captura de tela, simulei o seu sistema e verifiquei que a solução funciona…

6 - Tendo em conta os itens afixados no painel, ajustei o tamanho do painel aos icons afixados… Veja:

Parece-lhe bem?

Em resumo coloquei as definições do painel assim:

Espero ter ajudado o suficiente… Alguma duvida disponha! :+1: :+1:

1 Curtida

Ficou legal. Eu vou fazer aqui e postar o resultado.

1 Curtida

Consegui centralizar os ícones usando separadores. Só faltou deixar as bordas arredondadas:

Mas eu acho que não ficou muito legal quando tem janelas em tela cheia :sweat_smile:, mesmo ocultando o painel fica com uma linha preta aparecendo. Por enquanto eu acho melhor deixar assim:

1 Curtida

Na máquina virtual onde fiz, para lhe explicar não acontecia isso, deve ser um bug do manjaro o algo do género… Mesmo assim ficou muito legal :sunglasses:.

1 Curtida

Essa linha depois de um tempo acaba não fazendo diferença, se você deixar barra branca igual a da imagem que mandaste e diminuir um pouco o cumprimento do painel talvez fique legal :smiley:

1 Curtida