Customização dos últimos meses no i3 + Reflexões do Nvidia Wayland

Distro: Arch Linux
WM: i3wm
Compositor: picom glx/dual_kawase
Bar: i3bar/i3blocks
Ícones: adwaita, eu acho
Terminal: alacritty
Shell: fish

Desktop

Não estou mais usando i3

Passei os últimos 7 meses no Arch com essa configuração, foi um bom tempo usando esse esquema. Estava tudo certo até que semana passada lembrei que Wayland existe e decidi instalar o Plasma 6 para testar como a minha GTX960 estava rodando. Foi aí que eu decidi migrar de vez… Wayland no Plasma está simplesmente absurdo, muito rápido, muito responsivo e com aquela energia gostosa de Wayland (bugado e aleatório). Deu até vontade de no final do ano comprar uma RX 7800XT, só preciso de uma justificativa melhor além de mais estabilidade no Linux kkkk.

Teclado

Nesses meses que usei o i3wm eu aproveitei para “dar uma chance ao teclado”. Fazem alguns anos que uso o layout Colemak então eu sempre tive muita dificuldade de entender as famosas Vim Keybinds, já que as teclas não fazem tanto sentido. Eu me deparei com duas alternativas; mudar todos os programas que usam teclado para se adequar ao layout do Colemak ou ir com força do jeito que Deus quis. Peguei a segunda (e melhor) alternativa. Confesso que é bem estranho usar a tecla “y” para descer e a “n” para subir, sem contar toda a confusão das outras teclas funcionais. Ainda estou me adaptando, só não sei se vou continuar aprendendo tanto depois de migrar para o Plasma, as vezes penso que é um retrocesso.

Programas

Nesse tempo do i3wm usei bastante o Zathura (leitor de PDF), Ranger (Navegador de arquivos) e o Obsidian para anotar coisas da faculdade. Tive uns delírios de usar WhatsCLI por algumas semanas mas me sentia meio maluco usando kkkk. Puxando o assunto de programas, alguém aí percebeu como o Firefox 125 está BEM mais rápido? Melhorou muito aqui, principalmente no Wayland.

E agora?

Uma das razões de ter saído do i3wm é que tenho uma amiga que as vezes usava meu computador e ela sofria muito coitada, não basta ser essa geringonça de i3 e ainda era teclado Colemak, motivo pra ela me zoar por muitos dias de ser “nerd” kkkk. Vou tentar seguir no Plasma Wayland, talvez até vá para os repo testing do Arch para ser ainda mais divertido. Só eu que gosto de uma apimentada no cotidiano de ter que lutar contra o próprio computador? Eu deveria parar com esse masoquismo kkkk…

Se quiserem eu posto as .config do i3/picom. Se quiserem falo mais sobre os ajustes que precisei fazer para Nvidia rodar no Plasma Wayland. :slight_smile:

Vocês também se sentem mal quando abandonam um Window Manager?

7 curtidas

Eu me senti um pouco mal quando abandonei o Openbox para ir de vez para o Gnome 3. Eu adorava usar o Openbox e o fato dele inicialmente ser quase como uma tela em branco para você fazer a sua personalização, com as barras, dock e o que mais der na telha.

Pois é, eu comecei com a minha config do i3 do zero. Acho que normalmente o pessoal começa clonando o git de outra pessoa, mas agora começar do zero dá um toque a mais de intimidade com o sistema. Espero que eu me adeque bem ao Plasma. :penguin:

Se tá no wayland, testa o sway (um fork do i3 compatível com wayland). As configs são praticamente as mesmas, e ele é o tiling mais bem resolvido do wayland, todos os outros ainda tem questões a serem resolvidas. To usando a 4 meses quase, tá redondinho!

1 curtida

Boa ideia. Vou experimentar, você teve algum problema com “suspender” o computador? Normalmente a nvidia sempre dá problema com isso…

Ficou bacana a customização, minimalista e agradável. :slight_smile:

Wayland é, de fato, outro mundo… Eu passei por muitos problemas lidando com a Nvidia nos últimos anos, e acabei trocando a minha antiga GTX 1070Ti (que ainda tinha ótimo desempenho para o meu uso) por conta disso.

Em algum momento você vai acabar pegando a RX 7800 XT que mencionou, rs. A experiência que estou tendo com uma RX 7600 XT é excelente (tendo cuidado apenas com a versão do kernel. Como a placa foi lançada recentemente, o ideal é usar um kernel 6.6 ou mais atual, preferencialmente o 6.8).

2 curtidas