Customizacao dash to dock gnome

como fazer o menu da dash to dock(aquele com 9 pontinhos formando um quadrado) aparecer no lado de baixo que nem no ubuntu. tenho o dconf instalado mas nao sei no que mexer

Qual distro você está usando?

manjaro gnome

Creio que a opção mais fácil é instalar o tema de ícones do Ubuntu (Yaru) utilizando o Pamac e trocar ele pelo Gnome Tweaks. Dessa forma, todos os ícones serão alterados para os utilizados no Ubuntu, inclusive o do menu da dash to dock.

Outra opção é alterar manualmente o ícone nos arquivos do tema que você está utilizando (imagino que seja o Papirus, padrão do Manjaro Gnome), que geralmente fica em /usr/share/themes e na pasta do tema pesquisar por “org.gnome.Settings-applications-symbolic.svg” e trocar esse arquivo pelo o utilizado pelo Ubuntu (copiando o mesmo ícone do pasta do tema Yaru para a pasta do tema que quer utilizar, substituindo o original), dessa forma você pode utilizar qualquer tema mas utilizar esse ícone na Dock.

Esse segundo método é bem mais chato de fazer, creio que o primeiro já resolva a não ser que você não goste dos ícones do Ubuntu (eu pessoalmente acho mais bonito do que o Papirus utilizado pelo Manjaro).

Na verdade eu nao quero o icone e sim deixa nessa posicao:

Opa perdão, havia entendido errado. Com a extensão dash do dock basta fazer o procedimento do gif abaixo. Se quiser a dock sempre aparente é só desabilitar a opção de desaparecer automaticamente.

dock

so que o menu de mostrar aplicativos fica em cima em vez de em baixo

Desabilita essa opção onde está o cursor nas configurações da dash to dock, no segundo menu

funcionou valew mano