Cursor do mouse travado no endless

Oi gente, sou usuária do Linux endless desde 2021 quando ganhei de presente um notebook q veio com esse sistema instalado de fábrica, o sistema operacional sempre foi lento, mas funcionava, mas desde o início desse ano, 2026, notei q o cursor do mouse estava travando mto, mas isso era facilmente resolvido desligando o computador em casos sérios ou abaixando a tela do computador para o computador entrar no modo de espera, mas há horas, quase 1 dia, o cursor do mouse travou e nada resolve, nem desligar o notebook, já tentei seguir alguns tutoriais envolvendo a central de terminal do computador, mas sempre pede pra logar antes e nunca consigo acessar a minha conta pq da erro no nome de usuário, consigo no máximo acessar o menu da bios pelo teclado e o terminal tbm, mas de nada adianta, o q fazer para resolver??? Obrigado!!!

1 curtida

Olá.

Se eu entendi direito, pode ser um problema do trackpad do notebook. Tente usar um mouse externo, para ver se isso se resolve. Se funcionar, o trackpad estragou, ou desconectou. Seria caso de levar em uma assistência de confiança e verificar.

Se o mouse não funcionar, tente fazer um pendrive bootável com alguma distribuição Linux como o Linux Mint, e ver se o mouse funciona normalmente ao usar o sistema. Não precisa instalar, somente colocar em modo live. Mas primeiro tente usar um mouse USB externo.

olha eu fiz o q vc recomendou e continua travado o cursor, mas não totalmente, o mouse externo destravou o mouse interno e o cursor em partes, se o computador estiver ligado e for colocado em modo de espera, o cursor e o mouse interno continuam funcionando normalmente, mas se eu desligar ou reiniciar o computador, o computador volta a travar com o cursor na mesma posição na tela de login, aí eu preciso conectar o mouse externo para destravar o cursor e o mouse interno, não sei se eu expliquei direito?! O q vc me sugere fazer?

olha eu fiz o q vc recomendou e continua travado o cursor, mas não totalmente, o mouse externo destravou o mouse interno e o cursor em partes, se o computador estiver ligado e for colocado em modo de espera, o cursor e o mouse interno continuam funcionando normalmente, mas se eu desligar ou reiniciar o computador, o computador volta a travar com o cursor na mesma posição na tela de login, aí eu preciso conectar o mouse externo para destravar o cursor e o mouse interno, não sei se eu expliquei direito?! O q vc me sugere fazer?

navigate to Settings > Bluetooth & devices > Touchpad and toggle it off

Reinicie e teste um mouse externo.

Aguardo o retorno

@morgansata o que ele disse.

antes de mais nada, precisa saber se realmente é problema com o NoBo. e só testando pra saber, indo por eliminação.

além de seguir as orientações acima, vc pode instalar um outro linux num pendrive, ubuntu ou fedora, por exemplo, e rodá-lo no NoBo, sem instalar.

obviamente, se tudo funcionar de forma adequada, sabemos quem é o “vilão”.

caso contrário, poderá procurar a “cistênça”…

Poderia também colocar o modelo do notebook? Assim a gente poderia saber se ele tem alguma função específica para desligar o touchpad e qual o hardware do touchpad. (Mas eu desconfio que é problema de hardware no touchpad, como sujeira ou mau contato, possivelmente algum líquido derramado em um passado e que só está dando problema agora.)

2 curtidas

oi, levei no técnico e ele fez o q foi sugerido acima, o problema é do endless mesmo, ele instalou o Ubuntu no computador q não apresentou o mesmo problema, não tem mto o q fazer, a solução é migrar de vez para o Ubuntu ou continuar refém do mouse externo, o q pra mim não é viável, por questão de costume com o mouse interno…

1 curtida

oi, levei no técnico ontem e ele fez o q foi sugerido acima, o problema é do endless mesmo, ele instalou o Ubuntu no computador q não apresentou o mesmo problema, não tem mto o q fazer, a solução é migrar de vez para o Ubuntu ou continuar refém do mouse externo, o q pra mim não é viável, por questão de costume com o mouse interno…

1 curtida

oi, levei no técnico mais cedo e ele fez o q foi sugerido acima, o problema é do endless mesmo, ele instalou o Ubuntu no computador q não apresentou o mesmo problema, não tem mto o q fazer, a solução é migrar de vez para o Ubuntu ou continuar refém do mouse externo, o q pra mim não é viável, por questão de costume com o mouse interno…

1 curtida

oi, levei no técnico colega e ele fez o q foi sugerido acima, o problema é do endless mesmo, ele instalou o Ubuntu no computador q não apresentou o mesmo problema, não tem mto o q fazer, a solução é migrar de vez para o Ubuntu ou continuar refém do mouse externo, o q pra mim não é viável, por questão de costume com o mouse interno…

2 curtidas

Oi, quando for assim, pode escrever uma mensagem e usar o simbolo de @ com o nome das pessoas para mencionar elas na sua resposta, ai voce nao vai ter que colar a mesma mensagem para cada um. Facilita para voce.

Bom, se voce levou no tecnico, ele instalou Ubuntu e resolveu, otimo, esta solucionado o problema. Eh claro que eu queria sugerir outra distro, mas estou tentando ajudar as pessoas na distro que elas ja tem. Particularmente, nao gosto mais do Ubuntu, mas a maquina eh sua e voce poe qual sistema quiser. Que bom que foi resolvido. Faca bom proveito.

1 curtida