Cursor do mouse muda em outros aplicativos

Olá pessoal, estou com problema meio besta, mas que me incomoda muito. O cursor do mouse simplesmente nao muda quando uso outros aplicativos como o Spotify, Whatsapp e Telegram entre outros. Vejam na imagem, o cursor de link até muda e fica um branco com estilo bizarro, mudei o cursor pra outros temas que baixei e mesmo assim nao aconteceu nada. To usando o Ubuntu 20.04 e desde o 18.04 tbm ficava assim, achei que mudaria com a atualização, mas mesmo assim isso nao mudou e nunca encontrei uma solução.
Alguém sabe como resolver esse bug?

Ok

Tente mudar diretamente no arquivo /usr/share/icons/default/index.theme

Ou pode criar em ~/.icons/default/index.theme

E adicionar a configuração do tema que vc quer…

Igual que está usr

Não sei se a segunda opção funciona…
Teste e informe se funciona…

1 curtida

Fiz esse procedimento já, nao deu certo. Continua com o mesmo bug

vc mudou para o nome de do cursor que quer usar…

o nome tem que estar correto…

não me lembro como vê , não sei se é o nome da pasta ou o nome que está dentro index na pasta o cursor

foi mal segue o procedimento

Especificação XDG

Este método se aplica tanto para temas de cursores para [X11]quanto para [Wayland]

Para configuração específica do usuário , crie ou edite ~/.icons/default/index.theme ; para configuração a nível de sistema , você pode editar /usr/share/icons/default/index.theme .

A opção Inherits na seção [icon theme] deve ser definida para o nome do diretório, por exemplo xcursor-breeze-snow :

~/.icons/default/index.theme

[icon theme] Inherits= xcursor-breeze-snow

Você deve também editar ~/.config/gtk-3.0/settings.ini , mudando nome_do_tema_de_cursor para o escolhido:

~/.config/gtk-3.0/settings.ini

[Settings] gtk-cursor-theme-name= nome_do_tema_de_cursor

Faça login novamente para as mudanças serem aplicadas.

Opa cara,

Provavelmente, você tá usando aplicativos snap. Pelo menos os aplicativos snaps do spotify e telegram no meu note fica diferente tbm :neutral_face:. Talvez seja melhor você baixar esses aplicativos por outro jeito. Esses dois apps, eu costumo usar a versões flatpak. Primeiro, tem que habilitar o flatpak.

Esse site explica como você pode ativar (se já não estiver habilitado)

Telegram e Spotify

Agora o WhatsApp eu costumo usar um WebApp do Chrome. Você só precisar ir nos três pontinhos > Mais ferramentas > Criar Atalho e selecionar “Abrir como janela”. Aí esse app vai tá vinculado ao Chrome. Não tem muita personalização, mas funciona top top.

Versões snaps, por serem formatos por sandbox costuma não pegar arquivos de configuração e personalização por segurança mesmo e isso é bug chato que tem nas versões snaps e flatpaks tbm… Porém o flatpak conserta esse defeito.

Fiz tudo isso e nada. Simplesmente vouo desistir hahah

Fiz a dica do whatsapp, ta super de boa mesmo. Valeu cara, agora instalei o flatpak e continua do mesmo jeito o cursor. Vou desistir, deixar assim mesmo até um dia encontrar a solução. Espero que eles mudem isso, esse bug me incomoda muito, pois tenho TOC.

Olá,

Acabei de resolver esse problema. só posso falar em relação a flapaks.

Primeiro, executa no terminal:

flatpak list

Assim tens a lista de nomes das aplicações instaladas.

Depois para dar permissão á APP para ir buscar o cursor:

flatpak --user override org.telegram.desktop --filesystem=/home/$USER/.icons/:ro

Nesse caso o telegram está resolvido. fecha a app e abre de novo. Depois é fazer o mesmo para as restantes

EDIT: nota que o cursor tem de estar dentro da pasta home/teuuser/.icons

3 curtidas

Valeu. Deu certo aqui!

Com esse método consegui alterar aqui, muito obrigado.