Curiosidade técnica (Computador com botão para boot que não funciona. E agora?)

Bem, estou com um notebook Lenovo já bem antigo mas bastante eficiente. Um Lenovo G50; i3 com 4Giga de RAN. Pois bem, esse tipo de notebook tem um botão próximo da tomada do cabo de força que serve para dar boot no notebook. Ocorre que hoje a tarde fui testar 3 distros que me pediram para dar uma olhada e… o botão não funcionou.
Assim sendo, se o botão não funciona, como faço para dar boot nessa máquina?

Não há a opção de entrar com alguma tecla do teclado ??
Normalmente F12, quando vc liga o pc, a primeira, ou uma das primeiras telas que aparecem, tem alguma informação de como entrar no bios e mudar o boot

1 curtida

Qual botão você fala? O de ligar? Pois o meu notebook também é um Lenovo.

ôpa, bom dia. Vamos lá:

Descobri que com Fn + F2 consigo acessar uma tela da Bios, mas de alguma forma e apesar de ter lá a opção de Boot e o pendrive ser listado, não consigo fazer com que ele seja selecionado como “primeira opção”. O que essa forma de Bios parece me permitir é somente habilitar/desabilitar e… só. Assim sendo, e por enquanto, se o botão lateral que serve para dar boot nesse tipo de notebook, se estiver emperrado, quebrado pelo menos por enquanto, não consigo uma forma via teclado de acesso a bios que me permite selecionar o pendrive para boot.

Eis o botão.

Segundo esse guia Há como entrar nesse menu com fn+F12

3 curtidas

Cara, muitíssimo obrigado. Fiz um teste e deu certo. Vou verificar logo mais algumas outras distros que preciso testar.

O meu é diferente. Embora seja um Lenovo, o método de entrar na BIOS é por meio de uma agulha, mas eu costumo usar um palito(nunca deu problema por causa disso).

1 curtida

Amigo, esse botão serve para dar boot em modo de seleção de dispositivos em casos de reparo/instalação, não é destinado para o usuário usar com frequência como botão power, por isso mesmo seu acesso foi dificultado. Tem modelos como o Ideapad 320 onde vc só tem acesso a esse botão se remover a tampa inferior do notebook.

2 curtidas

Rapaz… pois diz aí que eu uso esse botão feito não sei nem o que. Toda vez que vou dar uma olhada em alguma distro, é ele que uso para selecionar o pen-drive bootavel. E olhe que as vezes testo na sequência 5… 6… 7 distros.

Acho que a categoría #hardware seria mas adequada.

1 curtida

Tem razão…

Vc deve entrar na bios e configurar seu note para procurar primeiramente o boot em pendrive, caso não ache ele segue para o HD/SSD, assim, toda vez que vc queira brincar com várias distros, basta espetar o pendrive, e quando finalizar a instalação, remova o pendrive e deixa o grub lidar com a lista de distros instaladas.

1 curtida

Se ele fazer isso, a maquina demorará mais para iniciar.

1 curtida

Sim perfeitamente, mas esse é a forma correta pra quem quer frequentemente testar várias distros, não usando o botão que foi mencionado por ele. Como disse, a própria lenovo na série 320 tratou de esconder esse botão embaixo da tampa para que o usuário usasse com menor frequencia.

1 curtida