Bem, estou com um notebook Lenovo já bem antigo mas bastante eficiente. Um Lenovo G50; i3 com 4Giga de RAN. Pois bem, esse tipo de notebook tem um botão próximo da tomada do cabo de força que serve para dar boot no notebook. Ocorre que hoje a tarde fui testar 3 distros que me pediram para dar uma olhada e… o botão não funcionou.
Assim sendo, se o botão não funciona, como faço para dar boot nessa máquina?
Não há a opção de entrar com alguma tecla do teclado ??
Normalmente F12, quando vc liga o pc, a primeira, ou uma das primeiras telas que aparecem, tem alguma informação de como entrar no bios e mudar o boot
Qual botão você fala? O de ligar? Pois o meu notebook também é um Lenovo.
ôpa, bom dia. Vamos lá:
Descobri que com Fn + F2 consigo acessar uma tela da Bios, mas de alguma forma e apesar de ter lá a opção de Boot e o pendrive ser listado, não consigo fazer com que ele seja selecionado como “primeira opção”. O que essa forma de Bios parece me permitir é somente habilitar/desabilitar e… só. Assim sendo, e por enquanto, se o botão lateral que serve para dar boot nesse tipo de notebook, se estiver emperrado, quebrado pelo menos por enquanto, não consigo uma forma via teclado de acesso a bios que me permite selecionar o pendrive para boot.
Eis o botão.
Segundo esse guia Há como entrar nesse menu com fn+F12
Cara, muitíssimo obrigado. Fiz um teste e deu certo. Vou verificar logo mais algumas outras distros que preciso testar.
O meu é diferente. Embora seja um Lenovo, o método de entrar na BIOS é por meio de uma agulha, mas eu costumo usar um palito(nunca deu problema por causa disso).
Amigo, esse botão serve para dar boot em modo de seleção de dispositivos em casos de reparo/instalação, não é destinado para o usuário usar com frequência como botão power, por isso mesmo seu acesso foi dificultado. Tem modelos como o Ideapad 320 onde vc só tem acesso a esse botão se remover a tampa inferior do notebook.
Rapaz… pois diz aí que eu uso esse botão feito não sei nem o que. Toda vez que vou dar uma olhada em alguma distro, é ele que uso para selecionar o pen-drive bootavel. E olhe que as vezes testo na sequência 5… 6… 7 distros.
Acho que a categoría #hardware seria mas adequada.
Tem razão…
Vc deve entrar na bios e configurar seu note para procurar primeiramente o boot em pendrive, caso não ache ele segue para o HD/SSD, assim, toda vez que vc queira brincar com várias distros, basta espetar o pendrive, e quando finalizar a instalação, remova o pendrive e deixa o grub lidar com a lista de distros instaladas.
Se ele fazer isso, a maquina demorará mais para iniciar.
Sim perfeitamente, mas esse é a forma correta pra quem quer frequentemente testar várias distros, não usando o botão que foi mencionado por ele. Como disse, a própria lenovo na série 320 tratou de esconder esse botão embaixo da tampa para que o usuário usasse com menor frequencia.