Como alguns de vocês já sabem eu estava tentando recuperar um Windows 7 de um note CompaQ que estava num HD externo, sem sucesso.
O Windows não é feito para alterações tão bruscas de hardware, ainda mais em um HD externo por porta USB.
O que eu fiz? Abri meu note e troquei o HD dele pelo com W7. Ao tentar iniciar meu Solus nele, pimba!
Meu primeiro kernel panic
.
Deixo isso mais como um aviso para você que curte ficar trocando HD.
Cuidado.
Difícil saber sem mais detalhes o que ocorreu de fato, o grub
está gerenciando seu boot?
Se o initram
do kernel da sua distro é gerado de forma enxuta ele pode não incluir drivers genéricos por remover drivers não relevantes para a máquina onde o build ocorre, nas distros que usei por default o initram
inclui o básico para iniciar, sempre pude plugar em qualquer máquina genérica, alias é o que eu faço no campus, costumo usar nas máquinas um SSD/pendrive externo.
Pode ser também que o seu hardware tenha algo exótico capaz de levar a um KP, meio improvável de qualquer forma.
Kernel Panic está sempre ligado ao hardware. Dependendo da situação é muito complicado de resolver, é mais fácil colocar o HD em outra máquina, fazer um BACKUP e tentar reinstalar o sistema.
Nem sempre, qualquer coisa rodando no kernel space pode gerar um KP, pode ser um subsistema como o sistema de arquivos ou sistemas que gerenciam namespace, groups, scheduler, memória, fazendo algo que não deveriam e corrompendo alguma estrutura de dados. Claro não é esse caso aqui.
O maior problema do kernel panic é conseguir ler as informações que o kernel jogou na tela, porque fica restrito a apenas uma tela de mensagens e elas não entram no log do disco. Já tive kernel panic por falha de hardware, por não carregar driver da controladora de disco, e por ter apagado o initramfs inadvertidamente.
Conseguindo um direcionamento, provavelmente (caso do driver do kernel ou módulo não carregado na initramfs) dá pra consertar iniciando no modo live e fazendo um chroot para o sistema, daí executando as correções, como recompilar o kernel ou então gerar novamente a initram, ou ainda configurar o conteúdo da initram.
Sugestão aos moderas: renomear o tópico para algo mais coerente como “kernel panic na troca de HD” e menos alarmista.
comentário acima
20caracteres
Até tem como obter um crashdump mas não costuma ser fácil, exige um pré-baking do kernel, de resto é isso mesmo, ch-rooting e regerar kernel/initram e dar uma olhada no log para ver se o Kernel chegou em algum lugar antes de morrer. Eu começaria tentando bootar novamente pela máquina antiga se possível.
Não foi trocada a máquina. É a mesma. Apenas retirei o HD do SATA e o coloquei num adaptador SATA-USB. Enquanto isso, tirei o HD de 500GB que estava no adaptador e o inseri na entrada SATA do notebook. Ao tentar iniciar pelo HD externo, kernel panic na fuça.
Bom no caso recolocaria na entrada SATA, mas isso já da algumas indicações, você pode ter uma dependência de algum componente apenas visível ou disponível na ordem certa quando plugado no SATA Pode ser até mesmo o seu HDD que não esteja sendo identificado como label esperado (sda, sdb, etc). Pode até ser uma pseudo dependência que realmente não é necessário para o sistema iniciar.