CSGO e Steam Flatpak

Alguém tem conseguido rodar CSGO utilizando a versão em flatpak da Steam ? Tenho tentado e o jogo sempre fica em tela preta até crashar. Estou utilizando Arch Linux, porém gosto da ideia de rodar meus apps via flatpak. Anteriormente havia testado o Nobara Project que vem com a Steam instalada e nele o jogo funcionou, depois instalei o Arch e a Steam em flatpak porém o jogo não roda, outros jogos nativos de linux funcionam com o pacote flatpak, só CSGO que não.

O Processador é um Ryzen 5700U e a placa gráfica é uma AMD Radeon Vega 8.

Pode ser até um problema de resolução. Quando usava Pop!_OS, precisava, no primeiro boot do CS, entrar com os parametros de inicialização -w 1920 -h 1080 (ou uma resolução menor que o nativo de seu monitor). Por acaso você tentou também iniciar o jogo com Vulkan -vulkan nas launch oprions?

2 curtidas

Sim já tentei essas e outras flags, mas o jogo não roda por nada. Ele abre fica em tela preta e depois crasha.

@fastos2016 você que é fera na Steam empacotada em Flatpak, dá uma ajuda aqui, por favor

Testei aqui e funciona, primeiramente fica uma tela preta por alguns segundos e o GNOME pensa que travou, mas é só clicar em “esperar” que o game carrega:

outra possibilidade é rodar o game com vulkan usando o parâmetro de inicialização
-vulkan

4 curtidas

Também estou usando Gnome e aparece essa mesma tela preta dizendo que “Steam não está respondendo”, clico em esperar, mas o jogo não carrega e janela de erro continua retornando, também já tentei iniciar com flag vulkan, acontece a mesma coisa.

Finalmente consegui fazer o jogo funcionar. Tive que deletar uma pasta de video do jogo chamada panorama e colocar a flag de inicialização -novid nas opções do jogo na steam, só assim o jogo finalmente iniciou. Fica com um fundo preto no menu inicial o que é meio esquisito, mas de resto funciona normal, e dá pra jogar, o que é o mais imporante

Pelo que pesquisei esse parece ser um problema específico do Arch, pensava que os pacotes flatpak funcionavam da mesma forma em todas as distros, mas pelo visto não é 100% assim.

4 curtidas

Pacotes Flatpak são homogêneos em termos dos arquivos que os compõem e das dependências associadas. Ou seja, independentemente da distro você sempre receberá o mesmo programa. Contudo, a interação dos aplicativos Flatpak com a distro ainda dependerá dos componentes desta (por exemplo, drivers de vídeo incluídos), dentre outros aspectos.

Aqui eu nunca tive problema para rodar o CS:GO com a Steam Flatpak (além daquela travada temporária descrita acima, ao abrir o jogo, que infelizmente é normal no Linux). Por sinal, se quiser jogar o modo Braço Direito competitivo em dupla com alguém nada habilidoso como eu, basta dar um toque por MP, rs.

Tomei a liberdade de marcar sua resposta como solução. :wink:

3 curtidas

Valeu! Vamo jogar sim!

O anticheat pode detectar essa exclusão de arquivos como trapaça, entrar em contato com o suporte do jogo da Valve.

Parece ser algo relacionado ao Arch. O Arch parece que não lida muito bem com flatpaks, já que pelo relatos dos outros colegas o jogo funciona em outras distros com a Steam Flatpak, além disso também estou tendo problemas com o OBS Flatpak no Arch.

Estou pensando em mudar de distro, talvez o Fedora Silverblue.

Se a ideia é usar ao máximo esse tipo de empacotameno, desconheço outra distro melhor que o Fedora mesmo. Bate um papo com o @fastos2016 big Renato e o @David que são dois ratos do Fedora aqui do fórum

Eu preciso estudar como que faz, pq eu preciso usar Java pra rodar alguns softwares e um driver de token usb que são fácilmente instalados no Arch através do AUR, não sei como é a dispinibilidade no Fedora.

Permita-me mencionar também o KDE Neon, rs. O foco nele também é o uso de empacotamento em sandbox, tanto Flatpak quanto Snap. Esses formatos - além do AppImage - são suportados por padrão e o sistema claramente tende a favorecê-los (a loja de apps inclusive nem mostra a versão .deb para diversos aplicativos quando há um Flatpak ou Snap disponível).

É uma ótima distro para quem adora Flatpak (como eu). :smiley:

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.