Cs-go 1fps no linux mx

Fala galera, uso linux mx nas seguintes configurações:

(System:    Host: mx Kernel: 4.19.0-17-amd64 x86_64 bits: 64 Desktop: Xfce 4.14.2 
                  Distro: MX-19.4_x64 patito feo March 31  2021 
Machine:   Type: Laptop System: LENOVO product: 81V7 v: Lenovo IdeaPad S145-15API
Graphics:  Device-1: AMD Picasso driver: N/A 
                 Display: x11 server: X.Org 1.20.4 driver: vesa resolution: 1368x768~N/A 
                 OpenGL: renderer: llvmpipe (LLVM 7.0 128 bits) v: 3.3 Mesa 18.3.6)

E o problema foi o seguinte, instalei a Steam e o CS-GO e quando abro o jogo ele fica a 1fps, pelas configurações da máquina era para rodar com fps 60++.
sou novo no linux e não sei mais oque fazer, desconfio que seja os drivers, mas com não tenho certeza prefiro pedir ajuda e não correr o risco de ferrar meu computador.
Se tiver alguém que possa me ajuda eu agradeço.

Boas vindas ao fórum :wave:
O MX Linux, por ser baseado no Debian 10, ainda traz o Kernel 4.19, sendo que a versão mais atual disponível é o 5.14. Como os drivers de vídeo da AMD e Intel são imbutidos no Kernel, suponho que, por mais que você possua suporte, ele não está bem polido o suficiente. Minha sugestão é de tentar o Pop!_OS, pois é baseado no Ubuntu e traz um Kernel bem mais fresco, atualmente sendo o 5.13.x. Outra dica que dou, caso for tentar o Pop!_OS, ou algum flavour do Ubuntu, é de usar a versão 20.04, pois é uma versão LTS. Dito isso, recomendo também, ao instalar a distro, baixar o gamemode:

• Para instalar: sudo apt install gamemode -y ;
  • Para executar ao lançar o CS: na oções de inicialização, coloque o seguinte paramentro gamemoderun %command% .

Obs: como o porte do CS:GO utiliza OpenGL, a perfomance será um pouco inferior ao Windows, pois o DirectX9 éuma API bem mais otimizada em relação a usada no porte do pinguim

3 curtidas