E o problema foi o seguinte, instalei a Steam e o CS-GO e quando abro o jogo ele fica a 1fps, pelas configurações da máquina era para rodar com fps 60++.
sou novo no linux e não sei mais oque fazer, desconfio que seja os drivers, mas com não tenho certeza prefiro pedir ajuda e não correr o risco de ferrar meu computador.
Se tiver alguém que possa me ajuda eu agradeço.
Boas vindas ao fórum
O MX Linux, por ser baseado no Debian 10, ainda traz o Kernel 4.19, sendo que a versão mais atual disponível é o 5.14. Como os drivers de vídeo da AMD e Intel são imbutidos no Kernel, suponho que, por mais que você possua suporte, ele não está bem polido o suficiente. Minha sugestão é de tentar o Pop!_OS, pois é baseado no Ubuntu e traz um Kernel bem mais fresco, atualmente sendo o 5.13.x. Outra dica que dou, caso for tentar o Pop!_OS, ou algum flavour do Ubuntu, é de usar a versão 20.04, pois é uma versão LTS. Dito isso, recomendo também, ao instalar a distro, baixar o gamemode:
Para instalar: sudo apt install gamemode -y ;
Para executar ao lançar o CS: na oções de inicialização, coloque o seguinte paramentro gamemoderun %command% .
Obs: como o porte do CS:GO utiliza OpenGL, a perfomance será um pouco inferior ao Windows, pois o DirectX9 éuma API bem mais otimizada em relação a usada no porte do pinguim