CryptPad, uma suíte office online focada em privacidade

Durante essa quarentena, várias pessoas estão realizando seus trabalhos de forma remota e vemos que vários usuários buscam privacidade em vários aspectos, seja no sistema operacional, ou ferramentas online, já que nossos documentos e grande parte de nossas vidas estão “na rede”.

Sem muita dúvida, sabemos que a suíte de escritório é um dos programas mais utilizados por empresas, estudantes e usuários comuns. Uma das suítes de escritório mais famosas e completas que temos atualmente, é a G Suíte da Google. Ela está disponível gratuitamente para usuários e se integra com todos outros serviços da empresa.

Porém, nem todo mundo confia na Google, especialmente pessoas que se preocupam com a privacidade de seus dados. A dica de hoje vai para essas pessoas em específico.

O CryptPad, é um pacote de escritório online que como o próprio nome indica, se concentra na criptografia de dados do usuário. Todos os dados armazenados na nuvem serão criptografados com uma chave única.

Com funções que vão de um editor de texto, até um quadro Kanban, o CryptPad oferece uma gama interessante de serviços para os usuários. A versão gratuita do serviço oferece 50MB de armazenamento no CryptDrive, porém o armazenamento foi aumentado para 1GB devido a pandemia da Covid-19.

O CryptPad é um serviço gratuito, ao menos no início. Caso o usuário queira mais armazenamento e a capacidade de criar documentos ilimitados, é necessária uma conta paga.

Caso você seja um usuário que se preocupe com sua privacidade, o CryptPad pode ser uma alternativa, já que trabalha com criptografia e possui seu código aberto. O contra é que diferente da G Suite por exemplo, é necessário uma conta paga para que o usuário tenha acesso a vários recursos.

Você já conhecia o CryptPad? Já utilizou ele? Deixe nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

5 curtidas

Interessante. Porém acho curioso pelo fato de ser online. :face_with_raised_eyebrow: :grin:.

Realmente, mas é uma boa alternativa. Ele deve explicar para os novos usuários como funciona a questão de privacidade dentro do serviço…

1 curtida

Acho interessante como como possibilidade a ser ampliada. Nos últimos dias vinha mesmo pensando sobre as nuvens, e que gostaria muito de um serviço “seguro”, nesse sentido.
Espero que mais empresas e grupos trabalhem pra desenvolver possibilidades nessa linha, porém cada vez mais acessível e com mais possibilidades de uso.
Estou torcendo!

1 curtida