Criptografar a /home, duvidas

A Minha /home é criptografada, mas tenho varias duvidas sobre isso.

interfere no desempenho da minha maquina? eu uso o meu PC para uso comum do cotidiano, não tenho necessidades de segurança comercial, apenas tenho pequenas preocupações de privacidades.

eu quero ter outras distros pra testes ou usos diferenciados, mas como andei vendo é bom ter outras instalações com usuários diferentes e todos os meus arquivos são salvos ali, e mesmo se eu tiver que reinstalar todo a distro, lembro da senha e usuário, mas uma nova instalação pode me dar acesso novamente a essa /home?

Vocês usam o computador desse jeito?

2 curtidas

Nunca criptografei a /home mas é recomendado caso seja um Notebook, perda de desempenho só deve ser perceptível caso seja um HD mas não dever ser lá grande coisa, mas não recomendo se for tentar usar essa /home com outras distros.

Não uso mas se eu tivesse um notebook provavelmete eu criptografaria para manter os dados protegidos em caso de perda ou furto

2 curtidas

como eu posso remover a criptografia?

1 curtida

Nesse tutorial demostra que é possível :slight_smile:
Mas só para ter certeza de como fazer recomendo testar em uma máquina virtual :upside_down_face:
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Acessar-diretorio-home-criptografado-pelo-Ubuntu-usando-livecd

1 curtida

Acho que vou reinstalar de novo meu Linux Mint, só pra ver se ele vai ficar mais lento se eu criptografar a pasta home. Esse recurso parece ser bem legal pra se ensinar pra pessoas que querem uma segurança a mais. Nunca tinha ligado pra essa coisa de criptografar a home, mas parece ser um recurso bem legal de se usar.

2 curtidas

A criptografia dos dados afeta o desempenho do sistema, para tarefas básicas pode não ser perceptível, mas dependendo do que faça pode notar diferença. Criptografar toda a unidade oferece melhor desempenho do que criptografar apenas o diretório home.

5 curtidas