Crie macros de teclado poderosas com o AutoKey

Crie macros de teclado poderosas com o AutoKey - Diolinux

Automatize tarefas e aumente a sua produtividade no Linux com o Autokey.

4 curtidas

Uso o AutoKey há anos, mas de alguns meses pra cá tenho utilizado cada vez menos, enquanto uso o espanso cada vez mais.

No meu uso, nunca precisei criar macros para apps específicos nem nada ligado a algum tipo de programação, antes, meu uso é exclusivamente voltado à expansão de texto usando os gatilhos pré-determinados (que também estão configurados no espanso e no Texpand no Android).¹

A diferença entre AutoKey e espanso é que o primeiro funciona exclusivamente via GUI, enquanto o espanso funciona utilizando YAML (tanto no terminal quanto em qualquer outro editor de textos), rodando em segundo plano e expandindo os textos conforme os gatilhos são acionados. O espanso também pode ser utilizado com macros em apps específicos, mas esse tipo de uso é algo que nunca precisei utilizar.

Em ambos, tenho dezenas, talvez mais de uma centena de gatilhos configurados, e suas referidas pastas de configuração ficam na minha pasta do Dropbox e um link simbólico nas pastas de configuração de cada um deles. Assim mantenho a sincronia em meus dispositivos e ao mesmo tempo mantenho um backup em nuvem das minhas configurações e gatilhos! :wink:

¹ Uso o Texpand Premium há anos também. É um dos primeiros apps que instalo nos meus dispositivos Android após uma formatação e/ou aquisição, além de contribuir com a tradução do app para o português, pois o app me é essencial no dia a dia!

2 curtidas

Autokey é ótimo. Uso para remapear as setas, pois meu teclado é 60 por cento.

1 curtida

Muito legal o artigo do Adriel.
Uso atualmente para o trabalho o Windows, e junto uso o AutoHotKey.
Mas olha só como é bom ler os comentários! Lendo o comentário do Samej, descobri esse Espanso, que nunca tinha ouvido falar. Dei uma olhada rápida é ele me pareceu muito interessante.

As vezes eu fico pensando se quando eu pegar um computador sem essas minhas facilidades eu não vou ficar perdido. Aconteceu esses dias. Fiquei perdido por uns segundos, depois me dei conta que estava sem minhas ferramentas “mágicas”.

Obrigado a todos por compartilharem.

Descobri o AutoKey e agora fiquei viciado nele! Contudo, migrei recentemente do XFCE4 para o KDE e descobri que o AutoKey não funciona no Wayland. Fui no github dos desenvolvedores e tem essa informação. Vou testar o Espanso citado pelo colega @samej

Se alguém tiver alguma solução para o problema utilizando métodos arcaicos e McGyveiresmo aceito. rsrsrs

1 curtida

Faz bastante tempo que deixei de usar o AutoKey e não sei como ele está hoje em dia; também não uso Wayland para testá-lo, nem conheço alternativa melhor além do espanso.

O @raulcraveiro já fez um excelente vídeo sobre o espanso no canal Diolinux Labs que aborda vários aspectos dele, enquanto que, no vídeo da Nicole van der Hoeven, ela mostrou outros aspectos que não foram abordados no vídeo que o Raul fez.

Me coloco à disposição para ajudá-lo na utilização e configuração do espanso, caso precise! :wink:

1 curtida