Olá pessoal, joia?
Estou querendo criar um servido de nuvem pessoal em que eu possa acessar de qualquer lugar.
Tenho pesquisado algumas alternativas e vi algumas coisas no canal do Dio também, como o NextCloud e o Umbrell, mas eu tenho dúvidas num geral em relação ao planejamento e outras coisas, considerando que sou só entusiasta com tecnologia.
Hoje eu uso o Manjaro e google drive e, para começar a treinar algumas coisas, pensei em usar o Rclone para automatizar a sincronização do meu drive.
Depois, quando puder comprar alguns hds externos, queria criar uma nuvem pessoal e fazer a transferência dos arquivos que tenho da nuvem do Drive para esses Hds.
O que eu entendi do umbrel é que eu consigo criar o servidor, só que apenas acessar conectada a mesma rede wifi, nesse caso não conseguiria acessar fora de casa, certo?
Hoje utilizo Iphone, e também estou procurando uma solução que converse com linux para poder enviar arquivos diretamente do meu celular para minha nuvem.
O nextcloud é um serviço de nuvem também, né? Eu poderia utilizar somente a interface dele e ter meu armazenamento próprio com meus hds?
Esse é um caminho interessante? Estou pensando e entendendo certo sobre o assunto?
Conversando aqui, quero também compartilhar o processo, as escolhas e fazer um texto falando sobe o processo e compartilhar, principalmente para quem não é dá área com eu.
Uso o Nextcloud há mais ou menos 4 anos em um Raspberry Pi 4. Existe o projeto NextcloudPi, que oferece imagens prontas e para VMs. Na minha opinião, é a forma mais fácil de configurar. Também existe versão Snap para Ubuntu, docker e muitas outras mas é um pouco mais complicado de configurar. Para acessar de fora da rede local com HTTPS, você precisa de um domínio; eu uso um gratuito da DuckDNS e faço a criptografia com o Let’s Encrypt. Configurei tudo com a ajuda deste vídeo. Muita coisa já deve ter mudado, mas o vídeo ainda pode ajudar.
e posso acessar de qualquer lugar e compartilhar o que quiser so e meio lento devido a minha internet
Bom, para a finalidade que você pretende, que é ter uma “nuvem” onde armazenar arquivos e sincronizar entre múltiplos dispositivos, como o Google Drive, o Nextcloud parece-me uma excelente opção. É gratuito, de código aberto, e a ideia é que você possa criar o seu próprio servidor.
Em relação a isso, o mesmo se aplica ao Nextcloud e qualquer outro tipo de servidor que você fizer. A princípio só será possível acessar dentro da sua rede local (LAN). Para que você possa acessar de fora, será necessário configurar uma coisa no seu roteador chamada port forwarding, que é você abrir uma porta do seu roteador para a internet e vincular essa porta ao seu servidor dentro da sua rede.
Além disso, normalmente os planos de internet domésticos não fornecem um IP público fixo, de modo que seu IP varia. Para lidar com isso, você pode usar um serviço de Dynamic DNS, que te fornece um domínio para você usar para acessar seu servidor pela internet, e esse domínio é atualizado automaticamente cada vez que seu endereço IP público muda (pode ser necessário instalar um agente no seu servidor que fará esse trabalho). Há um serviço gratuito e muito bom para essa finalidade, que inclusive eu utilizo, chamado NoIP:
Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição! A propósito, em qual tipo de máquina você pretende fazer esse servidor?
Ai sim, massa demais!
Então com o nextcloud eu consigo usar meus hds externos depois, certo?
Eu achei que era somente em um esquema de comprar nuvem, o que eu também to querendo fugir.
Sobre o tipo de máquina, eu tenho esse meu computadorzinho antigo que eu uso mas que, a princípio, não estaria exclusivo para uso do servidor. Penso nele porque, no futuro rs, também quero trocar de computador. Mas a princípio seria nele mesmo.
Mas isso que você falou em relação a configuração do IP para uso me deixou um pouco com receio também em relação a segurança… se eu fizer isso através do NoIp, como você comentou, é super seguro?
Usar um programa de código aberto pra isso seria tudo <3
Achei muito interessante, principalmente pelo uso do Raspberry, mas acho que talvez seja um passo mais avançado pra mim nesse momento… Mas vou deixar a resposta aqui pra consultar num futuro caso queria o projeto!!!
obri!!
Há um tempo organizei um servidor pessoal em casa dessa maneira, explico minhas configurações.
1. Docker
Praticidade para subir as imagens do servidor e relativa facilidade em atualização com o portainer.
Caso seja iniciante, o CasaOS é um frontend de docker como opção, com uma UI e UX mais agradáveis para quem tem interesse de aprender. Tem um vídeo bem legal do Diolinux falando sobre o projeto.
– Também tem uma demo no site deles, caso queira testar (login e senha: casaos)
Possivelmente minha ferramenta favorita dos últimos tempos, muito prática e todos os meus dispositivos têm acesso, a grande utilidade aqui é o acesso remoto por VPN para acessar o servidor e minhas outras máquinas, dispensando port forwarding e exposição da rede à internet, basta logar os dispositivo à tailnet, marcar a opção para acessar via LAN, que magicamente tudo funciona, além de várias outras funções, como o MagicDNS, que permite outras configurações de conveniência.
Como extra, configurei uma instância da Oracle Cloud baseada na Suíça, e também faço um túnel VPN para lá, a fim de mais privacidade quando estou em redes públicas.
Além das ótimas ideias expostas pelos colegas, acho que essa ferramenta seria o “pulo do gato” para ti, a fim de acessar remotamente, sem precisar expor sua rede para tanto. Não consigo compartilhar arquivos com terceiros, como o @sparrow, mas acho que a troca por segurança em não exposição é mais valiosa no meu caso, que não tenho muito domínio de segurança de redes e nem quero me preocupar muito com isso.
Nesse caso, então, eu uso ou o nextcloud ou o casaos, por exemplo?
Não sei se está claro isso pra mim…
Ambos são serviços de servidores, mas eu posso escolher ou um ou outro?
E aí, a partir disso, eu uso o tailscale em relação a questão de segurança?
Gostei muito dessa opção do taisl, porque eu também não sei configurar nada sobre isso, e não gostaria de correr riscos, ainda que pra isso eu não consiga de primeira compartilhar arquivos com terceiros.
O fluxo é mais ou menos o seguinte: roda-se tudo em Docker, tanto o CasaOS quanto o Nextcloud. O CasaOS vai servir como uma interface para você interagir com o servidor e com o Docker, ao mesmo tempo.
Instala o CasaOS no servidor, nele já tem uma App Store que facilita bastante o resto do fluxo, e lá já tem o Nextcloud, aproveita para instalar e configurar por lá.
Percebi que na App Store do CasaOS não tem o Tailscale, recomendo instalar pelo gerenciador de pacotes do sistema (apt install tailscale ou pacman -S tailscale, por exemplo) e configurar por aí. A documentação no site é bem boa.
Sei que é muita informação, mas não se preocupe, não tenha pressa e vá testando aos poucos com um objetivo final que tenho certeza que você se familiariza com a tecnologia.
Sim, você consegue usar seus HDs. Com o Nextcloud você cria a sua própria “nuvem”, hospedada no seu próprio hardware.
Bom os requisitos de hardware não são muito altos, então um computador antigo pode servir muito bem para esse propósito. Mas claro, quanto mais recursos de hardware, melhor. Mas como você vai usar a máquina como desktop e servidor ao mesmo tempo, veja bem, o Nextcloud executa algumas tarefas em segundo plano, o que pode consumir recursos de CPU e memória, o que pode talvez tornar o sistema um pouco mais lento quando você o estiver utilizando como desktop. Mas não sei a configuração da sua máquina, sugiro testar para ver como fica. Lembre-se também que essa máquina vai ter que permanecer sempre ligada, afinal é um servidor.
Sim, esse é um ponto importante que você levantou. Quando você abre uma porta para a internet, você está se expondo a riscos. No entanto, há práticas de segurança que você pode (deve) adotar para minimizar os riscos, como:
Manter seu servidor sempre atualizado com as mais recentes correções de segurança;
Utilizar um firewall e configurá-lo corretamente, para que apenas as portas necessárias estejam abertas;
O mesmo no seu modem de internet, certifique-se de fazer a configuração correta, abrindo apenas as portas necessárias para acesso à aplicação;
Configure o Nextcloud para utilizar HTTPs, que criptografa conexão para que você possa utilizar com segurança na internet. Esse é um passo muito importante, não deixe de fazer. Aqui um tutorial ensinando a configurar HTTPs em um servidor Apache How To Secure Apache with Let’s Encrypt on Ubuntu
Utilizar senhas fortes e complexas o suficiente para acessar a aplicação;
Criar um usuário separado do usuário administrador no Nextcloud para seu uso normal, e entrar com o usuário administrador apenas quando necessário;
Outra dica de segurança que você pode achar interessante, é em vez de liberar o acesso à sua aplicação diretamente pela internet, criar uma VPN, e então acessar o Nextcloud pela VPN, para acessar de onde quiser como se estivesse dentro da sua rede doméstica. Você poderia fazer isso utilizando Wireguard.
Enfim, eu não cheguei a detalhar muito pois ficaria enorme o texto haha. Mas pra começar você pode ler a documentação oficial do Nextcloud de como criar seu servidor em casa. À medida que você for lendo, e surgirem dúvidas você pode pesquisar na internet, ou perguntar aqui no fórum. Tem alguns vídeos do Dio também muito bons.
Oi pessoal, voltei! hahaha
Eu dei início na construção do servidor e estava dando tudo certo! Instalei o CasaOS e o Nextcloud e estava estudando a VPN, só que, em um dado dia, eu não consegui mais acessar o meu casaOS!
Ele só fica carregando e carregando. Pesquisando eu vi que pode ser porque o endereço de IP muda e, nesse caso, o CasaOs está tentando encontrar um endereço de IP que já mudou.
Não consegui entender como resolver isso. Falaram que eu tinha que mudar o endereço e ter um fixo, mas como eu vou mudar o endereço que o casaOS olha se eu não consigo entrar nele??
Outra coisa! eu Instalei o NextCloud no computador também, então em tese eu deveria conseguir acessar por aqui também, mas quando eu tento logar, ele pede o link que da interface do NextCloud que eu uso para abrir no browser. Que link é esse??
Eu tentei entrar com meu login e senha pelo navegador, mas não deu certo )): disse que os dados estavam incorretos, mas não estavam.
eu to sem conseguir acessar nada )):
Vocês conseguem me ajudar, por favor?
Creio que você precise entrar nas configurações do seu roteador e especificar um IP fixo, local, para o seu computador servidor (192.168.101.5, por exemplo). Daí, independentemente de reinicialização do roteador, esse endereço sempre vai ficar o mesmo.
Deve ficar dentre as configurações de DHCP do roteador.
O Nextcloud instalado no computador pessoal é servidor ou cliente?
Vc está conseguindo encontrar o IP do servidor (192.168.101.x:4443), mas não está conseguindo encontrar o IP do CasaOS? (192.168.101.x:80)
De toda maneira, tenta resolver essa situação com o roteador primeiro, para indicar um IP fixo para o servidor, que possivelmente os problemas com o Nextcloud se resolverão também.