Criar servidor de arquivos e atualização na nuvem

Opa a todos, Pessoal estou me aventurando no mundo do Linux agora e para me forçar a usa-lo mais estou querendo criar um servidor de arquivo que sirva a minha rede local e atualize os dados dele com as minhas contas do One Drive e do Google Drive. Vocês conhecem algum tutorial que explique como fazer isto no total ou vários tutoriais explicando cada um deles separados.

Obrigado

Cara, isso é bem complexo, vamos dividir em partes:

  1. Criar um servidor de armazenamento intranet
  2. Sincronizar os arquivos dele com a nuvem

Agora sim, para criar o servidor tem algumas opções como o samba, ftp, nas e nextcloud. E para sincronizar você pode usar o insync ou opendrive… mas, como isso vai funcionar? Você pode compartilhar uma pasta sua na rede, mas, queira ou não ela ainda faz parte do seu computador, o que significa que também pode sincroniza-la com o google drive, entendeu?

Bom, recomendo usar o nextcloud e o opendrive, segue abaixo 2 videos do diolinux pra você ver o que acha e se isso da conta da sua demanda. :grin:

O recurso de compartilhamento de arquivos no servidor depende da sua demanda, se tiver estações Windows use o samba, se não use o NFS.
Para sincronismo em nuvem, por ser servidor e não possuir interface gráfica, recomendo o rclone.

@mrjoni e @usiel sejam bem-vindos ao Diolinux Plus :wave:t2:

Parece ser bobo mas, se a sua rede funciona 100% online, uso leves e for somente para uso pessoal, sem arquivos e detalhes sigilosos, minha sugestão um navegador em cada computador, smartphone, laptop, dispositivos, etc… resolveria tudo.

Por exemplo meu Laptop, Smartphone e o Tablet tem um navegador instalado, configuro as contas da Google da Microsoft e outras que eu tenho então uso toda uma estrutura de redes complexas nas nuvens, com 35gb de armazenamento cloud tudo isso grátis. Funciona na grande maioria dos sistemas operacionais independente do kernel.

Lembrando que tem de ser 100% online, conectado com a internet, uso pessoal e nada de dados sigilosos hein.

É bem bobo mas para mim é bem funcional :smile:

:pray:t2: