Recentemente comprei um Notebook com Debian Linux 11, estou gostando da usabilidade e estabilidade, no entanto não consigo colocar a senha de Root para fazer a instalação de Apps e outras funções. Ao iniciar o sistema aparece uma janela para configuração dessa senha, segui os passos no entanto, a senha que coloque não
aplica. Alguém pode me ajudar por favor? Desde já agradeço.
Você deve ter uma “senha de Usuário” – e com ela pode usar o sudo. – Por exemplo:
$ sudo apt update
Então, o sudo pedirá sua “senha de Usuário”, você digita, tecla “Enter”, e pronto.
O Debian não recomenda usar a conta root.
Se fizer muita questão, o caminho é este:
$ sudo passwd root
[sudo] password for flavio: --- digite a senha do User
New password: --- digite a (nova) senhade root
Retype new password: --- repita a (nova) senhade root
passwd: password updated successfully
Ou seja:
- use
sudo e senha de Usuário para criar senha de root
- digite a (nova) senha de
root
- repita a (nova) senha de
root, para confirmar
- Tecle “Enter” para concluir
Afora isso, lembre-se:
Sempre que pedir apenas “Senha” – é a do Usuário – que tem poderes de administrador
Sempre que pedir “Senha de Root” (ou algo assim) – é a senha de root
(Não sei bem quais as palavras usadas em Português, pois uso minhas distros em Inglês).
3 curtidas
Muito obrigado. Uma última questão; eu penso né
.
Essa senha de usuário, vem por padrão no sistema? Se sim onde há encontro. Ou como posso criar?
para criar é simples no terminal digite “passwd”
´´´´´´

´´´´´´
geralmente ele pede a anterior se já existir uma senha, se não ele já pede para inserir uma nova senha e depois confirmar
caso quiser virar root no terminal digita
sudo su -

dentro do usuario root conseguirar redefinir qualquer senha digitando
passwd seu_usuario

2 curtidas
Muito obrigado, coloquei o comando e pediu a senha atual,
no entanto recém comprei esse notebook. Onde posso encontrar essa senha? Ou não é possível?
Quando você ligou o notebook ele pediu alguma senha ou pra você criar algum usuário? você pode olhar também no manual ou na caixa que veio o notebook.
1 curtida
Ele ligou normalmente na primeira vez, abre sobre uma aba do sistema pra configuração de Root toda vez que é iniciado.
possivelmente a senha pode ser o mesmo nome do usuario.
mas estranho pq deveria ser feito na primeira configuração, tente procurar na internet user e senha default para o modelo do seu note
qual modelo ?
1 curtida
Abre o teminal e digita cat /etc/group e se aparecer algum resultado, copia e cola tudo aqui.
1 curtida
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.