Criar pendrive com ISO de Windows no Linux

Eu tô precisando usar o Windows para fazer um teste no computador, porém aqui em casa todos os computadores são com Linux e não sei como posso bootar um pendrive com uma ISO de Windows. Eu já tentei instalar aquele WinUSB/WoeUSB no Linux Mint e não consegui.

Como você instalou o WoeUSB? Eu instalo e uso de boa aqui no meu pc.(PS, qual distro vc está usando?)

Tentei, através do terminal, uso o terminal. Mas consegui, através do GParted

Use esse método que funciona 100%, eu usei várias vezes e sempre funcionou.

1. Instalar o woeusb:

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
sudo apt update
sudo apt install woeusb

1. Após a instalação e plugar o pendrive digitar:

df -aTh

Irá aparecerá uma lista e em um pedaço haverá o pendrive.
Provavelmente ele será /dev/sdb e tera um dirtetorio /media/axel/meupendrive

1. Digite:

sudo umount /media/axel/meupendrive

1. Usar o comando:

sudo woeusb --device </path/to/windows.iso> “device”

Exemplo:

sudo woeusb --device /home/andrei/Downloads/win10.iso /dev/sdc

Refrência
Site de referência.

2 curtidas

O Linux Mint já tem um programinha que já vem instalado nele, chama “Gravador de imagem USB” próprio para criar pendrives bootaveis com sistemas. Sempre utilizo ele, não é necessário a instalação de softwares externos para isso.

1 curtida

@diogocesar você tem certeza que esse programa funciona com iso Windows? Você já testou? Eu não uso mint uso Ubuntu e ele vem com um programa chamado criador de discos de inicialização que provavelmente é o mesmo programa mas ele não funciona com iso’s do Windows.

@axel boa questão levantada! Geralmente eu faço só com .iso de linux, mas fiz uma pesquisa rápida aqui na internet e descobri que não funciona com .iso de Windows mesmo. Parece que o buraco é muito mais em baixo do que parece :sweat:

Pelo WoeUSB é certeza que dá certo, segue os comandos para instala-lo no Ubunto e/ou Mint:

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
sudo apt update
sudo apt install woeusb

Caso não dê certo, uma última solução seria levantar uma VM com windows no linux, e nele fazer um pendrive bootável com o próprio windows através do WinUSB Maker hahahah :sweat_smile::man_facepalming:

@RamonVSBR, tudo bem?
Eu uso Debian com Gnome e precisei instalar Windows em uma máquina aqui… eu baixei a ISO do site da Microsoft e usei o MultiWriter (gnome) para gerar o pendrive “bootavel”. Funcionou certinho, instalei o Windows sem problemas.
O MultiWriter (Apps/MultiWriter - GNOME Wiki!) é simples e fácil de usar, por enquanto pra mim, o único que cria pendrives bootáveis sem problemas.
Boa sorte.

2 curtidas

O “Gravador de imagem USB”, somente funciona com ISOs Linux, o Windows possui um instalador diferente que o GRUB dele, não lê quando e gravado com etcher ou qualquer gravador de ISO linux.

2 curtidas