Eu tô desenvolvendo um jogo de RPG textual através da plataforma twinery.org e a plataforma consegue gerar um arquivo .html e .twee e eu gostaria de gerar um apk desse jogo para poder instalar no celular.
No meu curso de programação eu só aprendi coisas básicas como lógica, linguagens e banco de dados, por isso eu não faço a menor idéia de como funciona a criação de apk’s ou executáveis.
Cara, não é mágica criar um apk, você precisa desenvolver com ferramentas nativas da plataforma, como Kotlin e Java para Android. @romulopb me corrija caso estiver errado, por favor
Não necessariamente precisa ser algo nativo, existem frameworks como React Native, Flutter, Ionic, etc. Estes frameworks não são nativos, mas no fim geram código nativo que pode ser empacotado em um APK.
Talvez no caso do @Faed o melhor seja mesmo usar código nativo direto, pois, pelo que entendi, ele quer apenas gerar um APK com o HTML do twinery.
Neste caso não seria muito complexo, portanto, não valeria a pena usar um framework híbrido, ele só teria que criar um app do tipo WebView bem básico para carregar o arquivo. Existem muitos modelos no GitHub:
Precisaria do android studio, é muito pesado pra rodar no meu hardware atual.
Talvez eu precise rescrever em outra ferramenta, mas quero evitar isso se tiver outra solução.
Não precisa, você pode desenvolver sem o Android Studio, mas você ainda vai precisar instalar o SDK e ter um celular Android para testes. O fluxo de trabalho que o Android Studio simplifica, existe via terminal também.
Só é preciso ter em mente que você vai estar usando um fluxo de trabalho que não é muito convencional, o que pode significar que você tenha mais dificuldades para achar soluções simples de entender. Não acho que seria o ideal para um iniciante.
Não é preciso, todos estes frameworks que eu comentei, pelo menos em algum momento, te mandam para o Android Studio, mas não necessáriamente você precisa fazer do zero ao fim no Android Studio, inclusive se for fazer 100% nativo, pode usar o VSCode em 95% do tempo e só usar o Android Studio para tarefas bem específicas, como gerenciar o SDK, assinar, etc.
Estes frameworks decidiram fazer isso, pois perceberam que não faz sentido não aproveitar uma infra que já está estável e madura para diversas tarefas envolvendo trabalhos plataforma específicos (assinar o bundle (a store não usa mais APKs), fazer o build do bundle, etc).
O que eu acho que valeria a pena é você cogitar fazer cursos online se possível. Vai te poupar, até porque um fórum não é o melhor lugar para aprender a desenvolver para Android do zero.