Criando um Servidor de Arquivo com TrueNAS

Meu primeiro tópico por aqui pessoal, nunca tinha usado Linux na vida, então peço certa paciente, pois com certeza sou um noob no assunto.

Eu e minha esposa, somos criadores de conteúdo, por anos, gravamos, editamos e excluímos o material bruto. Mas hoje percebemos o quanto ele poderia ter sido útil para criar outros videos, seja narrado ou apresentado e usando as imagens como apoio.

Depois de anos usando o Google Drive de 200GB, com a mudança de forma de captura (agora em 4K) está sendo difícil a utilização do mesmo, pois vemos que subir o patamar de espaço vai se tornar cada vez mais caro ao longo do tempo.

Então depois de muito pesquisar, vi que o NAS é o caminho, de cara, já desistir de comprar um pronto. Então vendo diversos vídeos e pensando em uma estrutura “boa” parti para a seguinte configuração que está a caminho.

Especificação da Máquina:
Processador: i3 10105F 3.7Ghz
Placa Mãe: MSI B560M
Memoria: 16GB 2666Mhz Corsair
Fonte: Corsair 550w
SSD (Sistema): 256GB M2
Armazenamento: 4x4TB WD Red em Raid5 (12TB Útil)

Acham que as decisões foram acertadas?

Penso em utilizar também como um Plex para jogar filmes que tenho em HD para a TV e o Imminch para facilitar com as imagens.

1 curtida

Instalei o TrueNAS em uma VirtualBox para entender o funcionamento na prática. E de cara já percebi algo, pode ajudar?

O SSD que ficará o sistema, poderá ser usado para instalar os Apps? Pois aqui ao tentar instalar um App ele encontra apenas uma Pool, que é a de armazenamento e que não pode ser usada para isso.

Qual processo preciso fazer? Pois ele também não localizou o disco da instalação do sistema para usar como raiz.

Este pool não pode ser usado como raiz conjunto de dados é usado por serviços 'cifs'

Aconteceu comigo hoje. É só desligar o servidor SAMBA, depois instalar a aplicação. Depois é só ligar o samba de novo.