Bem pessoal, eu sempre gostei de automatizar as coisas que trabalho no dia a dia. Então nada mais justo do que realizarmos uma automação no editor VIM para criação de templates para scripts.
Primeiramente iremos criar o diretório que conterá nossos templates, para isso vamos utilizar o comando abaixo:
mkdir -p $HOME/.vim/skel
Será necessário criamos também inluirmos no arquivo .vimrc a função que fará a leitura do diretório:
vim $HOME/.vimrc
autocmd BufNewFile * silent!
\ 0r ~/.vim/skel/skel.%:e|norm G
Agora iremos criar 3 templates para 3 linguagens de programação diferente, sendo elas:
Seus templates só funciona na hierarquia de filesystem Linux tradicional e limitado a isso. Se for usado em Linux que usa outra hierarquia ou se for usado em outros sistema operacionais tipo Unix e também se o Bash e outros não estiverem instalados nos patchs especificados no template não vai funcionar.
Para isso não acontecer usa-se o “env” “#!/usr/bin/env xxxx” o env vai puxar o interpretador no patch correto.
Boa noite! Sim, você tem razão na sua argumentação:
“#!/usr/bin/env xxxx”
Porém a idéia aqui é demonstrar que é possível criar templates para ficar evitando de preencher um header por exemplo.
No meu caso por exemplo eu ainda utilizo uma função no meu vimrc para fazer replace e inserir no header a data de modificação do arquivo por exemplo. Sei que você vai dizer que isso é possível ver com um simples ls -lrtc, porém a idéia é justamente deixar a imaginação trabalhar e cada um colocar o que precisar de acordo com sua necessidade.