Estou idealizando um projeto de criar o meu próprio roteador, assim tendo mais controle sobre a minha internet e rede local.
Pra isso, tenho à disposição um Dell Optiplex 3020 para ganhar esses super poderes…
Inicialmente pretendo instalar o OpenWRT por suas modulações, e colocar o TPLink AX73 como Acess Point distribuindo o Wi-fi.
Porém, como aqui a conexão é distribuída através de uma ONU, eu precisaria que esse Optiplex tenha duas portas LAN, o que não é o caso… Alguém saberia dizer se uma adaptador USB teria essa compatibilidade para fazer a distribuição? (Ou seja, chegaria da ONU para a placa onboard o sinal WAN, o Optiplex faria o roteamento e distribuiria através desse adaptador…)
Tenho esse pc versão slim com essa plaquinha Aqui
So com isso ja da p fazer um roteador wifi usando o openwrt ou outro sistema parecido, no meu pc tb tem uma placa de video, voce pode colocar uma placa PCI-E Network Adapter como essa no lugar Aqui
Porem tem que tomar cundado pois é muito apertado e pode não caber duas placas com cooler e tal.
Outra coisa que precisa levar em conta é o consumo de energia o roteador provavelmente vai rodar 24 horas e com esse cpu mais todos esse perifericos vai consumir muita energia e pode não ser uma boa ideia
Já te adianto uma dica: É bem provável que o OWRT não reconheça o adaptador USB de primeira, vc vai precisar verificar qual o controlador dele e baixar o pacote especifico no OWRT.
Recomendo qualquer um com controlador Realtek, são os mais compatíveis.