Queria saber se tem alguém com experiencia na área musical com criação de musica e sua produção no Linux, sei que no mundo Open Source sempre tem alternativa mas de fato não conheço nada na área sendo mas especifico não seria nada de conectar o teclado e violão bateria essas coisas não estou familiarizado com a nomenclatura utilizada acredito ser algo como MiDi, oque queria é fazer tratamento e gravação de voz claro que podemos dizer que não importa muito o equipamento tendo um certo nível de habilidade, porém com vim do windows estou mas familiarizado com os aplicativos famosos dele, algo para colocar efeito e essas coisas, reverberá eco e etc, porém estou sem conhecimento geral fiquei primeiro testando o linux como sistema de modo geral, agora estou procurando essa parte de programas mas acho que o único que vi seria ubuntu studio.
Se você está buscando um ambiente Linux já preparado para produção musical, edição de áudio e multimídia, recomendo dar uma olhada no XIVA Studio.
Assim como existe o Ubuntu Studio (versão do Ubuntu focada em produção multimídia), o XIVA Studio é uma customização baseada no BigLinux (Manjaro) voltada especialmente para áudio, vídeo, produção gráfica e animação.
Ele já vem com diversos softwares pré-instalados e configurados, como:
- Ardour e Audacity (gravação e edição de áudio)
- LMMS (criação de música)
- GIMP, Inkscape, Blender, Kdenlive e muitos outros
Ou seja, é uma solução pronta para quem quer começar a produzir sem precisar instalar e configurar tudo do zero.
Se quiser testar, é só baixar a ISO no site oficial do XIVA Studio. ![]()
Grato
Ruscher
Boa noite, JsLinux. EU tenho certa experiência em criação, tratamento e edição de audio e posso te dizer que tem como fazer isso no linux sim. Você pode utilizar uma distro mais amigável, tal como Linux Mint Cinnamon ou Fedora KDE Plasma e, depois, ir instalando os softwares que você precisa. se você precisa de uma Digital Audio Workstation (DAW), você tem o Ardour e o LMMS - ambos são excelentes! Caso você queira gravar e editar audio, você tem o Audacity e o Ocenaudio - os dois são fantásticos. O único software que não consegui encontrar uma alternativa foi o Mixmeister fusion, que você consegue montar sets mixados em linha de tempo e salvar ou até mesmo transmitir em tempo real. Esse é incomparável e sem equivalentes no mundo linux.
Abaixo seguem alguns links de páginas que podem lhe interessar: