Boa noite!
Conserte o seu id=Indice
para id="indice"
. Em seu h2
remova o #
do ID. Irá ficar assim <h2 id="p1">
. Dessa forma, haverá o comportamento que você espera que é de deslize da tela para o item escolhido. Além do mais, por você ter colocado pouco conteúdo em tela, é claro que não teria nenhuma ação. Mas adicionando mais itens, você verá como funciona.
<div id="indice">
<h2>Índice</h2>
<ul>
<li><a href="#p1">Como irá funcionar a página?</a></li>
<li><a href="#p2">Lorem ipsum dolor sit</a></li>
<li><a href="#p3">Como irá funcionar a página?</a></li>
<li><a href="#p4">Lorem ipsum dolor sit</a></li>
<li><a href="#p5">Como irá funcionar a página?</a></li>
<li><a href="#p6">Lorem ipsum dolor sit</a></li>
</ul>
</div>
<h2 id="p1">Como irá funcionar?</h2>
<p>A página de testes do site funcionará de forma simples: mostrarei as coisas que estou aprendendo no HTML e no CSS.
<br> Tudo bem, tudo bem, eu sei que são coisas simples, eu sabia que iria ser simples desde quando eu comecei o desenvolvimento do site, mas mesmo assim, é divertido fazer isso, serve como um bom hobbie saudável (?).
</p>
<p>Vale lembrar que, também, essa página terá uma estética diferente da das outras páginas do site, normalmente, em
verde.</p>
<h2 id="p2">Lorem ipsum dolor sit</h2>
<p>Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Magnam, facere esse. Assumenda, iusto nostrum recusandae
sunt saepe placeat fugiat voluptas, suscipit temporibus nihil, sint ratione porro cumque aperiam maxime
necessitatibus.</p>
<h2 id="p3">Como irá funcionar?</h2>
<p>A página de testes do site funcionará de forma simples: mostrarei as coisas que estou aprendendo no HTML e no CSS.
<br> Tudo bem, tudo bem, eu sei que são coisas simples, eu sabia que iria ser simples desde quando eu comecei o desenvolvimento do site, mas mesmo assim, é divertido fazer isso, serve como um bom hobbie saudável (?).
</p>
<p>Vale lembrar que, também, essa página terá uma estética diferente da das outras páginas do site, normalmente, em
verde.</p>
<h2 id="p4">Lorem ipsum dolor sit</h2>
<p>Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Magnam, facere esse. Assumenda, iusto nostrum recusandae
sunt saepe placeat fugiat voluptas, suscipit temporibus nihil, sint ratione porro cumque aperiam maxime
necessitatibus.</p>
<h2 id="p5">Como irá funcionar?</h2>
</p>
verde.</p>
<h2 id="p6">Lorem ipsum dolor sit</h2>
necessitatibus.</p>
Ah, outra coisa: em seu CSS, você pode definir a cor da fonte no próprio body
, como também um font-family
de sua escolha. Houve muita repetição desnecessária. Como também você pode utilizar o seletor :is()
(que por sinal, vale muito a pena aprender sobre seletores) para unificar algumas regras que você duplicou. Vou deixar abaixo um exemplo duma reformulada que dei em seu CSS:
body {
background-color: #111111;
font-family: "Poppins", "Ubuntu", sans-serif;
}
#header h1 {
text-decoration: underline #33352f;
}
:is(#header h1, #header h2) {
color: aliceblue;
text-align: center;
}
:is(#header p, p) {
font-family: "Ubuntu", "Poppins", sans-serif;
}
:is(h2, a) {
}
E como sugestão, para aprimorar ainda mais os seus estudos, pesquise também sobre HTML semântico. Isso é muito bom para uma melhor leitura do seu código, diferente de haver muitas div
. Por mais que sejam nomeadas com IDs e classes, o seu navegador não vai fazer essa leitura como você espera. De resto, bons estudos e continue praticando!
Abraços!