Criação de cursor

Olá gente, estou querendo criar meu próprio cursor no Linux, pesquisei na internet porém não achei algum programa que faça isso, alguém saberia me dizer se existe algum?

Opa tudo bem? Então, eu não sei se existe algum app com tal proposta (provavelmente sim e alguém certamente pode acabar indicando). Porém, comumente vejo sendo utilizado alguns softwares, como o Inkscape ou GIMP para desenho dos cursores (ao menos é assim que também faço).

Depois o utilitário ‘xcursorgen’ é usado para “converter” as imagens para o formato correto.

No meu github tem um link que provavelmente irá te ajudar, de um projeto meu antigo. Lá escrevo tudo explicadinho e até mesmo deixo um vídeo, de outra pessoa, que utiliza o xcursorgen em uma imagem.

LINK DO MEU TEMA COM MAIS DETALHES

Espero que seja útil em seus estudos.

3 curtidas

Valeu pela ajuda aí cara! Mas além de projetar o design do cursor, deve ter outros arquivos além das imagens?

Sim. No fonte do projeto tem o arquivo .in, que contém, linha por linha, as imagens/quadros de animação de cada cursor.

Cada linha tem o formato:

tamanho x y imagem duracao
  • tamanho é a altura e a largura do PNG (são iguais, escreva 24 e não 24x24)
  • x e y são o foco do mouse, o ponto que vai ser registrado como o “clique”. Por exemplo, o canto superior esquerdo no ponteiro “padrão”, o meio no | das caixas de texto.
  • A imagem é a localização do arquivo PNG. Não precisa copiar o caminho completo, só a partir da pasta onde está o .in
  • A duração é por quantos milésimos de segundo o a imagem vai ficar na tela. Só precisa se você especificar mais uma imagem com o mesmo tamanho, para fazer uma animação. Caso contrário (apenas uma imagem por tamanho) pode ser omitido.

Se não quiser mexer nesses .in, você pode editar as imagens em cima das imagens do tema de cursor original para conservar os focos e as durações das animações.

2 curtidas

Posso então substituir as imagens do código fonte pela as minhas de preferência, irei editar as minhas com o tamanho certo

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.