Criaçao de arquivos que abram os terminal e executem sozinhos

Bom dia!
Hoje estou aqui para perguntar se alguem conhece uma forma de executar comando no terminal apenas criando um arquivo de testo com os comado que eu quero que ele corra, tal como eu fazia no CMD no Windows, pois isso ira facilitar muito o trabalho e automatizar bastantes todas as coisas que eu tenho que fazer recorrente quando mudo de distro.
Borigado​:+1::+1::+1::muscle:

Hey!

Sim, isso é feito usando os arquivos “.sh” (Shell-Script). Tudo o que é feito no terminal pode ser descrito nesses arquivos, sem nenhuma diferença. Ai basta salvá-lo, adicionar permissão de execução (isso pode ser feito pelas propriedades do arquivo, no gerenciador de arquivos, ou pelo comando chmod u+x <arquivo.sh>).

Depois, para executar o arquivo é só executá-lo usando o comando ./<arquivo.sh> (se estiver em outro diretório, é só colocar o caminho todo, exemplo: ~/scripts/<arquivo.sh>). Também dá para executá-lo pelo gerenciador de arquivos. No Mint isso pode ser feito entrando nas propriedades do arquivo e, na aba “Permissões”, marcar a opção “Permitir execução do arquivo como um programa”. Com isso é só clicar duas vezes no arquivo, marcar para executar e pronto!
Por exemplo, crie um arquivo “teste.sh” com o seguinte conteúdo, faça o procedimento que falei e o execute. Vai aparecer uma notificação com a palavra “Teste”.

#!/bin/bash
notify-send "TESTE"

Isso que você quer fazer é bem comum, e tem vários exemplos aqui no fórum. Basta procurar por “script pós instalação”.

Dependendo do que você queira fazer, será preciso um conhecimento um pouco maior de Shell-Script. Nesse caso, é só falar que a gente passa alguns materiais, ou posta a sua dúvida aqui que a gente ajuda.

Já segue alguns links para alguns materiais legais sobre Shell-Script:

1 curtida

Sim, é possível e é relativamente simples

Aqui você tem várias diferenças, o CMD do windows é um terminal absurdamente limitado e possui uma sintaxe “Alien” perto de praticamente todas as linguagens de scripts, então v vai ter que aprender algo chamado “Bash Script”. Três diferenças cruciais que você precisa entender (além da sintaxe):

@echo off

Não existe, porque não é necessário

pause

Não existe, use:

read -s -n 1

No lugar

De resto é o que o @brunonzanette disse

Como você quer aprender pra isso, eu sugiro esse artigo:

Nele eu mostro os fundamentos básicos pra você criar seu proprio script de pós intalação mesmo se você nunca tenha ouvido falar do bash