Cria partição para instalação windows em dual boot

olá a tod@s! queria saber se é possível eu dividir a partição onde esta meu sistema Linux e na instalação do Windows eu seleciona a partição que eu quero instalar

Rode uma distro pelo pendrive e use o Gparted para redimensionar a partição (dependendo da condição da partição, ele pode não permitir o redimensionamento).

Depois, na instalação do Windows, basta escolher a nova partição vazia.

Lembrando que operações deste tipo tem seus riscos. Se você tem arquivos importantes, faça BACKUP, antes.

2 curtidas

Boa tarde rapaz, só que tem um porém…
Vamos supor que ele criou a partição com o gparted beleza, vamos instalar o windows, beleza e agora ?
O boot manager do windows não reconhece o linux só o Grub que faz, aí ele teria que dá boot pelo pendrive live, entrar no terminal com o comando “sudo apt install-grub” para o grub atualizar as novas partições com novos sistemas “OS-PROBER” ou então dá boot pelo pendrive live com a iso Disk-boot-repair para que o programa faça o serviço sozinho.

1 curtida

Mas se o PC dele tiver UEFI e com o disco formatado em GPT, ainda teria como entrar no Linux pressionando F12 na hora de iniciar o computador. Já que os gerenciadores de Boot ficam numa partição específica para o EFI que contém o Boot dos sistemas.

No meu notebook antigo, é mais ou menos assim. Aqui é o Menu de Boot do F12, e esse notebook está com o LMDE 6/Debian 12 e o Windows 11 em Dual Boot

Já nas configurações de Boot, aparece assim: O gerenciador de Boot do LMDE e o do Windows

E claro, nas configurações de Boot tem como colocar prioridade no Grub ao invés do gerenciador de Boot do Windows, tal como está aqui. E apesar de estar o Grub como padrão, consigo dar Boot no Windows sem passar pelo Grub.

E também tem como navegar pelos arquivos da partição de UEFI (ao menos nesse meu notebook antigo. Acho que não são todos que dão essa possibilidade). E além de aparecer as pastas debian (do LMDE) e do Windows (a pasta Microsoft), aparece a pasta ubuntu, que era do Linux Mint que tinha instalado antes nessa máquina.

1 curtida

É como você acabou de dizer “Não são todos que dão essa possibilidade”
Eu nem sabia que existisse pcs com uefi e legacy juntos.

Há tempos que tem essa possibilidade. Posso estar errado, mas acho que todos os computadores que vieram com o Windows 8 já instalado tinham UEFI de fábrica.

E com isso, vinham com a opção “Legacy” para instalar sistemas que não suportavam UEFI.

1 curtida

Meu PC é um asus M5A78LM /USB3 de 2016 e não tem uefi (ah se ele tivesse) kkk

É que a questão dele foi sobre a possibilidade do particionamento.

A questão do boot é outra história. Inclusive, uma rápida pesquisa no fórum sobre dual boot já daria a ele uma resposta e provável solução, caso ele não soubesse a respeito.

1 curtida

É isso aí rapaz, eu tinha 4 sistemas em minha máquina particionado, perdi 1 ssd com duas distros ubuntu e o linux mint, agora uso o braço direto do mint em outro ssd que é o PeppermintOS debian 12 bookworm que todo mundo se pergunta até então “Que mint é esse?”

O SSD “pifou”?

Pifou rapaz, sorte que aqui em casa SSDs é igual pilha de controle remoto sempre tenho um stock guardado juntos com hds convencionais todos guardados na gaveta das meias kkk

1 curtida

baixa o gparted versão iso, então separei 20g pro Windows no modo ntfs. abri o instalador e ele já reconheceu e so foi baixa

1 curtida

Que bom que deu certo. :+1:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.