olá a tod@s! queria saber se é possível eu dividir a partição onde esta meu sistema Linux e na instalação do Windows eu seleciona a partição que eu quero instalar
Rode uma distro pelo pendrive e use o Gparted para redimensionar a partição (dependendo da condição da partição, ele pode não permitir o redimensionamento).
Depois, na instalação do Windows, basta escolher a nova partição vazia.
Lembrando que operações deste tipo tem seus riscos. Se você tem arquivos importantes, faça BACKUP, antes.
Boa tarde rapaz, só que tem um porém…
Vamos supor que ele criou a partição com o gparted beleza, vamos instalar o windows, beleza e agora ?
O boot manager do windows não reconhece o linux só o Grub que faz, aí ele teria que dá boot pelo pendrive live, entrar no terminal com o comando “sudo apt install-grub” para o grub atualizar as novas partições com novos sistemas “OS-PROBER” ou então dá boot pelo pendrive live com a iso Disk-boot-repair para que o programa faça o serviço sozinho.
Mas se o PC dele tiver UEFI e com o disco formatado em GPT, ainda teria como entrar no Linux pressionando F12 na hora de iniciar o computador. Já que os gerenciadores de Boot ficam numa partição específica para o EFI que contém o Boot dos sistemas.
No meu notebook antigo, é mais ou menos assim. Aqui é o Menu de Boot do F12, e esse notebook está com o LMDE 6/Debian 12 e o Windows 11 em Dual Boot
Já nas configurações de Boot, aparece assim: O gerenciador de Boot do LMDE e o do Windows
E claro, nas configurações de Boot tem como colocar prioridade no Grub ao invés do gerenciador de Boot do Windows, tal como está aqui. E apesar de estar o Grub como padrão, consigo dar Boot no Windows sem passar pelo Grub.
E também tem como navegar pelos arquivos da partição de UEFI (ao menos nesse meu notebook antigo. Acho que não são todos que dão essa possibilidade). E além de aparecer as pastas debian (do LMDE) e do Windows (a pasta Microsoft), aparece a pasta ubuntu, que era do Linux Mint que tinha instalado antes nessa máquina.
É como você acabou de dizer “Não são todos que dão essa possibilidade”
Eu nem sabia que existisse pcs com uefi e legacy juntos.
Há tempos que tem essa possibilidade. Posso estar errado, mas acho que todos os computadores que vieram com o Windows 8 já instalado tinham UEFI de fábrica.
E com isso, vinham com a opção “Legacy” para instalar sistemas que não suportavam UEFI.
Meu PC é um asus M5A78LM /USB3 de 2016 e não tem uefi (ah se ele tivesse) kkk
É que a questão dele foi sobre a possibilidade do particionamento.
A questão do boot é outra história. Inclusive, uma rápida pesquisa no fórum sobre dual boot já daria a ele uma resposta e provável solução, caso ele não soubesse a respeito.
É isso aí rapaz, eu tinha 4 sistemas em minha máquina particionado, perdi 1 ssd com duas distros ubuntu e o linux mint, agora uso o braço direto do mint em outro ssd que é o PeppermintOS debian 12 bookworm que todo mundo se pergunta até então “Que mint é esse?”
O SSD “pifou”?
Pifou rapaz, sorte que aqui em casa SSDs é igual pilha de controle remoto sempre tenho um stock guardado juntos com hds convencionais todos guardados na gaveta das meias kkk
baixa o gparted versão iso, então separei 20g pro Windows no modo ntfs. abri o instalador e ele já reconheceu e so foi baixa
Que bom que deu certo.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.