CPU x RESOLUÇÃO

Boa noite, rapazes. Me digam uma coisa; Uma vega 7 (ryzen 5 4600g) com 8GB Ram, conseguiria exibir a resolução máxima desse monitor: LG Ultrawide 25UM58G. Para tarefas como photoshop, ilustrator, corel draw, VScode, youtube e alguns games esporadicamente como, League of legends, Wow 3.3.5 (private). Só para essas coisas é o sufuciente?

Não sei quanto aos games, mas as outras aplicações funcionarão normalmente.

1 curtida

Tenho um monitor similar a este, também da LG, porém de 29 polegadas, as vezes plugo o laptop que tem um Vega integrada (Ryzen 5500U), uso o VSCode sem problemas, fora IDEs como o Rider e o Visual Studio 2022 (treco pesado), nunca tive problemas de quanto a iGPU dar conta do recado. LOL, com base em alguns vídeos, você consegue mais de 100Fps no high nesse monitor “pseudo 2K”, WOW, por ser um game antigo, acho beeeeeeeeem improvavel de ter problemas (exemplo do game rodando em uma Vega 10, porém em um CPU Zen+ Mobile com 4 núcleos), Youtube, especialmente se for usar Windows trabalha com aceleração via hardware out of the box no navegador), acho que é se preocupar como matar uma formiga usando uma bomba nuclear… Minhas únicas resalvas são paras os softwares da Adobe, pois não sei se usam mais CPU ou placa de vídeo. Se forem CPU bound, não tem que se estressar, é fazer tempestade em copo d’agua sem necessidade. Por via das dúvidas, sempre leia a documentação oficial para saber a resolução máxima suportada pelo chip. Se não me engano, as Vegas usam por padrão 2Gb de memória da RAM para ser memória de vídeo, então você fica com 6Gb para usar o Windows e os de mais programas. Se existir a possibilidade, compre dois módulos de 8Gb 3200Mhz (clock máximo suportado pela fabricando em dual channel), o que dará um folga aos jogos e margem para abusar um pouco mais do PC nesses softwares pesados da Adobe

1 curtida

O valor de RAM reservado na BIOS para uso do vídeo integrado se refere à uma pré-alocação de recursos. Ou seja, significa que o valor inserido (vamos supor, 2GB) ficará reservado para uso exclusivo do chip gráfico, enquanto o restante do sistema não poderá usar aquela parte da RAM.

Digamos que há 2GB pré-alocados. Se você estiver jogando algo que precise de mais VRAM, o chip gráfico automaticamente passará a usar parte da RAM não pré-alocada, compartilhada com o restante do sistema. Se isso não ocorresse, o computador travaria. Esse consumo extra não vai ser reportado como VRAM em programas de monitoramento, mas como aumento do consumo da RAM.

Isso significa que pré-alocar uma quantidade maior de memória na BIOS não é “liberar” mais memória para o vídeo - pois ele usaria mais de qualquer maneira, caso fosse necessário -, mas apenas impedir o restante do sistema de usar aquela parcela reservada. Ou seja, se você pré-alocar 4GB e o jogo precisar de 2.6GB, o chip gráfico irá usar 2.6GB. Se você pré-alocar 2GB, o chip gráfico irá usar os mesmos 2.6GB (e programas de monitoramento irão reportar 2GB de VRAM em uso e um aumento de 600MB no uso de RAM).

Mesmo com 64MB pré-alocados na BIOS, neste teste com um Ryzen 3 2200G, por exemplo, o desempenho foi exatamente o mesmo:

Como característica geral, alterar isso não vai melhorar o desempenho do jogo, apenas causar efeito placebo, como demonstrado pelo gráfico. A razão mais lógica para aumentar esse valor na BIOS seria forçar algum jogo a detectar mais VRAM para superar alguma trava de recursos pré-programada.

Em situações de extrema falta de RAM (a depender do jogo, 8GB entra nesse cenário), imagino que talvez essa pré-alocação possa fazer sentido. Pois, nesse caso, é possível que o chip gráfico e o sistema estejam disputando tanto pelo pouco disponível que limitar o uso do sistema possa ser menos prejudicial que acabar sofrendo limitação para o uso do vídeo integrado. Contudo, essa hipótese demandaria testes caso a caso.

Outro ponto muito importante é a questão do dual channel. O desempenho do vídeo integrado fica absurdamente prejudicado se houver apenas um pente de RAM em single channel.

2 curtidas

Vlw! Já penso sim em colocar 16Gb :slight_smile:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.