Cpu da amd funciona sem gpu?

Eu estou comecando a usar amd ryzen na cpu, sera que funciona sem gpu ? so para usar o pc no dia a dia, eu tenho um ryzen 5 2600 e ainda nao comprei a placa principal, sera que tem graficos on board na placa? vai funcinar com linux freebsd??

Segundo o site da AMD, esse processador tem suporte ao Ubuntu (mas acredito que as outras distros também)
Já sobre o FreeBSD, já não faço idéia, já que os *BSDs da vida são “menos famosos” que as distros linux :thinking: :slight_smile:

eu nao uso ubuntu alias nao gosto dessa distro e nao eh a unica distro que existe. se eu comprar uma placa mae sera que vai funcinar pq os processadores da amd nao tem graficos sou novo com coisas da amd.

Vai funcionar perfeitamente :smiley:

Pode não funcionar porque a 2600 não tem placa de vídeo onboard

1 Curtida

pois eh eh isso o que eu to dizendo, sera que tem os graficos na propria placa mae?

Não funcionará, independentemente da placa mãe e sistema operacional.

A placa mãe pode até vim com saídas de vídeo, mas o chip gráfico é integrado ao processador e não a placa mãe.

Enfim, no caso do Ryzen 5 2600, não há chip gráfico integrado, logo, você precisará de uma vga offboard para ter vídeo.

1 Curtida

Não tem gpu na placa mãe, ou é apu ou é cpu+placa de vídeo offboard

1 Curtida

As que tem video onboard nessa geração são a 2400G e 2200G, todas as outras CPUs da AMD não tem video integrado.

1 Curtida

se eu comprar uma placa de video bem barata vai funcionar com linux e essas coisas de drivers?

Depende, mas 99% chance q vai funcionar
De qual você estaria falando?

1 Curtida

Os athlon 200ge, 220ge, 240ge também são apus

1 Curtida

gt 730, gt210, gt710 eh so para usar o pc no dia a dia ate eu comprar uma gpu descente para jogar, usar dois monitore, virtualbox etc.

1 Curtida

Deve funcionar sim. 20 caracteres

1 Curtida

Sim com certeza devera funcionar sem problema só requerendo instalar os drivers proprietários ou usar o Nouveau claro se não for jogar e ter melhor compatibilidade com o Wayland.

NÃO FUNCIONA.

ApenaS processadores AMD Ryzen que tem G no nome possuem a função de vídeo onboard.

Para identificar olhe na caixa, somente os modelos de processador que tem a descrição " with Radeon™ RX Vega Graphics" tem a função de vídeo on-board.

P.s.: sugiro darem uma limpada nessa thread e apagar as respostas erradas para evitar que novos visitantes do fórum tomem decisões erradas com base em comentários imprecisos.

:vulcan_salute:

1 Curtida

Apenas fazendo uma observação no comentário do Lavrudinho: O que ele falou é verdade quando se trata das placas mãe com soquete AM4. Então @zaa, no seu caso realmente não funcionará com o Ryzen 2600 sem uma placa de vídeo offboard.

Porém, antigamente as placas mães vinham com vídeo integrado sim, e eu sinceramente não sei se ainda existem modelos com essa funcionalidade ou não. Eu tenho um FX 6300 (que não possui vídeo integrado), e a minha placa mãe é uma ASRock 960GC-GS-FX, que possui uma Radeon HD 3000 integrada.

Realmente, assim como o ‘eddie’ e outros falaram, realmente no seu caso não vai funcionar.

Não acho que seja necessário apagar os comentários. Se a pessoa está procurando por uma solução em um tópico, é de se esperar que ela ao menos leia o tópico até o final. E se o fizer encontrará a resposta correta.

4 Curtidas

Perfeitamente, @Jedi_Fonseca.

1 Curtida

parece que vivemos nas ondas dos chips gráficos integrados ao processador, mas não consigo pensar em um PC não funcionando por que não tem placa de video, video onboard é a coias mais comum, e o processamento gráfico é feita pela própria CPU, mesmo sendo menos eficiente.

Existem casos e casos conforme os exemplos aqui no post… um Core i3 ou um Ryzen 5 2600 não tem vídeo integrados por padrão. Então sim, é perfeitamente possível um computador “não funcionar” porque não tem placa de vídeo hoje em dia.

1 Curtida