Estou prestes a iniciar minha migração para o Linux (usando dualboot Win10 + Linux Mint) e fazendo pesquisas vi que existe (ou existia) um problema com CPUs AMD Ryzen até 2019 que quando o PC ficava em idle ou até mesmo do nada, o sistema congelava. Alguns com R5 1600AF, R5 1600, R5 3600… Enfim, Gen 1 a 3.
Em alguns lugares, vi que uma versão de bios nova resolveu, em outros diziam q o Pop_OS resolveu, e em outros dizem que desabilitando o C-State da bios resolve.
Bom, eu não vou testar por mim mesmo porque não quero ter um baita trabalho de instalar e dar ruim, e queria saber se alguém com Ryzen entre 1ª e 3ª Geração teve esse problema antes, se agora ta resolvido…
Além disso, o Mint tá com um Kernel bem mais antigo q o Pop, então será q usando um Kernel mais novo poderia diminuir a chance de dar problema?
Enfim, desculpem as dúvidas de “noob”, mas to pisando em ovos na migração, pq to migrando justamente pra ter menos dor de cabeça kkkkk
Boas vindas ao fórum
Tenho um Ryzen 7 1700, única vez que tive problemas foi usando o openSUSE Leap 15.2 e 15.3 por causa que o Kernel (5.3 com backports) usado, por mais que oferecesse suporte a meu processador, ainda não era bem maduro. Ademais, estamos no 5.16 e Ubuntu based usando 5.15 (Pop!_OS) e 5.13 (Mint). Sem estresse…
Tem que entender melhor em que cenários que esse problema ocorre, tenho um Ryzen 5 2600x desde 2019 e nunca enfrentei esses problemas. Não quer dizer que não exista, mas pode ser que afete apenas combinações mais específicas de hardware.
Existem muitas variáveis nesse cenário, mas, minha dica é pesquisar se houve um bug descrito e caso sim, se ele foi resolvido. Tenho 2 computadores com Ryzen (5 2600x e 3 3400g) e a experiência foi tranquila nos dois.
Eu tenho testado via VM a alguns meses (Testei Mint, Ubuntu e Pop_OS) e decidi o Mint pela facilidade, estabilidade e etc. Só não vou de Pop pq aquele menu de áudio ser junto com o de rede não me agrada, e acho q o Mint pode dar menos dor de cabeça. Acha que essa escolha foi boa?
Que eu pesquisei tem esse bug do c-state nos primeiros ryzen, da série 1000, o bug de compilação do kernel nos 1700X, e o sleep bug na série 3000 (que parece que era mais problema do windows que do processador, mas não entrei no detalhe). Eu tenho um processador da série 1000 e sofri um tempo com os congelamentos e contei minha história no tópico. Tenho um outro ryzen da serie 3000 e é só alegria. Uma pena que eu perdi o prazo da garantia por não saber disso, senão teria pedido a troca do processador lá em 2017 (caramba, quase 5 anos de uso o processador e depois da solução da bios não sofri mais).