Boa tarde galera, recentemente instalei o zorin os 15 lite, estou achando o máximo essa distro, porém percebo que minha CPU fica na maior parte do tempo em 100% ou perto disso, mesmo eu somente navegando na internet em sites simples, além disso tenho notado alto consumo da memória também, em média em torno de 75% também sem fazer nada que exija tanto consumo. Há algo que eu possa configurar pra diminuir esse alto consumo de recursos?
Boa tarde. Vi no seu “card” de perfil que possui um AMD Athlon 64 X2, que é um processador já antigo (2009). Tente desativar efeitos visuais e utilizar resoluções baixas nos vídeos, assim como utilizar um navegador leve, como o Firefox. Creio que isso já ajude o processador…
Isso, estou usando o firefox, a questão é que nessa máquina uso dual boot com linux mint ulyana, e quando uso o mint o consumo de CPU não apresenta esse comportamento, achei que fosse algo na distro que está consumindo muito recurso.
Pode ser… (10 caract)
A integridade do HD pode influenciar no desempenho da CPU? Esse meu HD é antigo que dói, comprei um SSD recentemente, estou esperando chegar pra testar.
Creio que não… o problema pode ser o alto consumo do zorin, já que no mint ele está mais leve…
Negativo. É como comparar as rodas com o motor
O Mint que está em dual boot usa qual DE, Xfce?
Recomendo dar uma chance ao Lubuntu 20.04, pois a Lxqt é ainda mais leve
Uma pasta térmica no processador quem sabe melhore um pouco o desempenho, você sabe algo sobre isso?
Não existe sair da água para o vinho, meu bom.
Verifica se em idle tá pegando uma temperatura alta de mais com o comando whatch sensors
Se não estiver instalado, instale via apt com sudo apt install lm-sensors
Então amigo, não creio ser o alto consumo do Zorin, olha só os requisitos dos 2 sistemas que uso nessa máquina:
Os requisitos para rodar o ZorinOS Lite, são:
- CPU : Single Core de 700 MHz (64 ou 32 bits);
- 512 MB de memória ram;
- Armazenamento de 8 GB;
- Monitor com resolução mínima de 640 x 480.
Linux mint 20 XFCE
Os requisitos são:
- 1GB de memória RAM (2GB são recomendado para uso mais confortável dos sistema).
- 15GB de espaço livre em disco (20GB é recomendado).
- 1024×768 de resolução mínima.
Então sabemos que o linux mint que uso nessa máquina é muito mais exigente que o Zorin OS 15 Lite, ainda continuo na busca do pq da CPU 100% no Zorin
Qual base o Zorin usa? Ubuntu?
Positivo. Mas ainda usa o Bionic
Pode ser este o problema… o mint tá usando o focal…
Acho que esse não é o problema, visto que o o Bionic é LTS e foi lançado em 2018, ainda dentro dos updates. Posso estar equivocado, mas pode ser que o Zorin esteja com snaps instalados, que esse tipo de empacotamento tende a sugar CPU por padrão… Se o OP rodar o comando top
e depois o snap list
ajuda a gente a averiguar possiveis problemas…
ubuntu 18.04 LTS
Esse comportamento acontece quando vc não está usando nenhum software (só o sistema carregado) ou somente quando vc usa alguma aplicação específica?
Saudações meu nobre kalebe, então cara, a CPU fica operando perto ed 100% quando abro o navegador, quando estou fazendo outras atividades com o navegador ligado fica tranquilidade, estou investigando mais a fundo o fenômeno.
Entendi. Então o navegador que está causando esse uso de 100% certo? Tá usando qual navegador? Tô perguntando porq podemos tentar ativar algumas flags para que o navegador use a gpu tmb, balanceando a carga do processador.
estou usando o firefox
Tenta ativar a aceleração de vídeo no Firefox por esse tutorial:
https://plus.diolinux.com.br/t/como-ativar-a-aceleracao-de-video-nos-navegadores-no-linux/33291
Aí verifique se o problema ainda vai continuar.