CPU 100% no Zorin OS 15 lite

Boa tarde galera, recentemente instalei o zorin os 15 lite, estou achando o máximo essa distro, porém percebo que minha CPU fica na maior parte do tempo em 100% ou perto disso, mesmo eu somente navegando na internet em sites simples, além disso tenho notado alto consumo da memória também, em média em torno de 75% também sem fazer nada que exija tanto consumo. Há algo que eu possa configurar pra diminuir esse alto consumo de recursos?

1 curtida

Boa tarde. Vi no seu “card” de perfil que possui um AMD Athlon 64 X2, que é um processador já antigo (2009). Tente desativar efeitos visuais e utilizar resoluções baixas nos vídeos, assim como utilizar um navegador leve, como o Firefox. Creio que isso já ajude o processador…

Isso, estou usando o firefox, a questão é que nessa máquina uso dual boot com linux mint ulyana, e quando uso o mint o consumo de CPU não apresenta esse comportamento, achei que fosse algo na distro que está consumindo muito recurso.

1 curtida

Pode ser… (10 caract)

A integridade do HD pode influenciar no desempenho da CPU? Esse meu HD é antigo que dói, comprei um SSD recentemente, estou esperando chegar pra testar.

1 curtida

Creio que não… o problema pode ser o alto consumo do zorin, já que no mint ele está mais leve…

Negativo. É como comparar as rodas com o motor :sweat_smile:
O Mint que está em dual boot usa qual DE, Xfce?
Recomendo dar uma chance ao Lubuntu 20.04, pois a Lxqt é ainda mais leve

1 curtida

Uma pasta térmica no processador quem sabe melhore um pouco o desempenho, você sabe algo sobre isso?

Não existe sair da água para o vinho, meu bom.
Verifica se em idle tá pegando uma temperatura alta de mais com o comando whatch sensors
Se não estiver instalado, instale via apt com sudo apt install lm-sensors

Então amigo, não creio ser o alto consumo do Zorin, olha só os requisitos dos 2 sistemas que uso nessa máquina:
Os requisitos para rodar o ZorinOS Lite, são:

• CPU : Single Core de 700 MHz (64 ou 32 bits);
  • 512 MB de memória ram;
  • Armazenamento de 8 GB;
  • Monitor com resolução mínima de 640 x 480.

Linux mint 20 XFCE
Os requisitos são:

• 1GB de memória RAM (2GB são recomendado para uso mais confortável dos sistema).
  • 15GB de espaço livre em disco (20GB é recomendado).
  • 1024×768 de resolução mínima.

Então sabemos que o linux mint que uso nessa máquina é muito mais exigente que o Zorin OS 15 Lite, ainda continuo na busca do pq da CPU 100% no Zorin

1 curtida

Qual base o Zorin usa? Ubuntu?

Positivo. Mas ainda usa o Bionic

1 curtida

Pode ser este o problema… o mint tá usando o focal…

Acho que esse não é o problema, visto que o o Bionic é LTS e foi lançado em 2018, ainda dentro dos updates. Posso estar equivocado, mas pode ser que o Zorin esteja com snaps instalados, que esse tipo de empacotamento tende a sugar CPU por padrão… Se o OP rodar o comando top e depois o snap list ajuda a gente a averiguar possiveis problemas…

1 curtida

ubuntu 18.04 LTS

Esse comportamento acontece quando vc não está usando nenhum software (só o sistema carregado) ou somente quando vc usa alguma aplicação específica?

Saudações meu nobre kalebe, então cara, a CPU fica operando perto ed 100% quando abro o navegador, quando estou fazendo outras atividades com o navegador ligado fica tranquilidade, estou investigando mais a fundo o fenômeno.

Entendi. Então o navegador que está causando esse uso de 100% certo? Tá usando qual navegador? Tô perguntando porq podemos tentar ativar algumas flags para que o navegador use a gpu tmb, balanceando a carga do processador.

estou usando o firefox

Tenta ativar a aceleração de vídeo no Firefox por esse tutorial:

Aí verifique se o problema ainda vai continuar.