Counter strike global offensive - problemas

Comunidade, boa noite!

Venho através deste fórum citar uns problemas chatos que venho enfrentando com o linux e que por ser usuário iniciante ainda não resolvi.

Ultimamente estou utilizando a distro Ubuntu 19.04, mas esse problema com o jogo também acontece no Zorin OS, Linux Mint (Cinnamon e Mate) e Deepin. Essas foram as distros que utilizei até o momento e que não tive maiores problemas com relação a aplicativos, mas com o CSGO foram em todas as distros citadas.

O que acontece, ao inicializar o jogo, no ubuntu aparece uma mensagem:
“csgo_linux64” não está respondendo. Você pode escolher esperar por um breve tempo para que continue ou force o aplicativo a sair totalmente.
Opções: Forçar sair | Esperar.

Se eu clicar em ESPERAR, o jogo ignora a mensagem e logo em seguida abre, a partir daí, das próximas vezes dá o mesmo erro, mas já não preciso clicar em ESPERAR, ele por si so ignora e abre o jogo pra mim. Até aí ok (da para relevar, mas o ideal é que eu consiga corrigir rsrs)!

Ao abrir o jogo já notei outro grande e chato problema, ele não abre em FULLSCREEN por padrão igual no Windows, como se não bastasse, o modo janela que ele abre é como se meu monitor não tivesse uma altura adequada para ele e com isso, se eu alterar alguma configuração no jogo, não consigo clicar em APLICAR simplesmente porque essa parte fica “por trás e abaixo” do painel (doca), ou não visível na resolução mostrada no monitor. Com isso, sou forçado a configurar um parâmetro na inicialização do jogo na Steam que é o -fullscreen.

Ok, setado o parâmetro -fullscreen na inicialização do jogo, ele agora abre em TELA CHEIA, olha que beleza! Haha, só que não!

Abre em tela cheia mas agora vamos a mais um problema, e esse problema é independente de modo JANELA, TELA CHEIA ou de resolução, ou seja, qualquer configuração de vídeo que eu escolha no jogo, o problema persiste. Esse problema é nitidamente notável ao abrir o jogo, já dá aquela impressão de que tem algo pesado, sei lá, resumindo, o jogo abre meio que lento como se estivesse sem driver de vídeo, daí executo o comando no console do csgo que exibe informações de FPS, PING, etc, e para minha surpresa o FPS em relação ao Windows é rídiculo, e olha que uso o Windows 10 1903.

Ainda tem mais, eu particularmente utilizo alguns mapas de treino no jogo, um desses mapas é o chamado: crashz’ Crosshair Generator v3, que é simplesmente um mapa de MIRAS prontas e personalizável. Esse mapa em específico abre sem problemas mas o gráfico dele fica todo “cagado”, existe um painel com umas miras prontas, dos 5 players de cada time lá, esse painel fica simplesmente de uma cor e sem visualização das miras prontas, dai se eu ficar atirando no painel para “nas cegas” acertar numa mira, funciona, mas ai a parte de personalizar essa mira também fica toda cagada bem como o plano de fundo onde ficam uns bots em movimente e atrás deles tipo uma foto de alguns mapas para ser testado a mira, esse quadro de mapas atrás dos bots também fica sem visualização, ficam umas cores parecendo um código de barras só que colorido.

Enfim galera, tentei ser o mais preciso possível nos problemas identificados com o CSGO no linux, espero que consigam me auxiliar.
Perdoem-me se estou sendo arrogante em algo.

Abaixo informarei a configuração do meu PC.

OS: Ubuntu 19.04 x86_64
Host: H110M-M.2
Kernel: 5.0.0-20-generic
Uptime: 3 hours, 2 mins
Packages: 1972 (dpkg), 5 (flatpak),
Shell: bash 5.0.3
Resolution: 1366x768
DE: GNOME 3.32.1
WM: GNOME Shell
WM Theme: Adwaita
Theme: Yaru [GTK2/3]
Icons: Yaru [GTK2/3]
Terminal: gnome-terminal
CPU: Intel Pentium G4560 (4) @ 3.500
GPU: Intel HD Graphics 610 ( ONBOARD )
Memory: 1402MiB / 7862MiB

OBS.: SSD 240GB M.2 | Processador de 7ª Geração.

Link com prints para melhor entendimento:

Desde já agradeço a colaboração de cada um.

2 curtidas

O seu também aparecia isso?

Não atomic, na Steam sem erros.

2 curtidas

Primeiro, se vc usa HD, o jogo pode travar (não acontece se ao menos o sistema operacional estiver num SSD), ultimamente tanto Linux quanto Windows vem tendo problemas com HD, o Windows mais que o Linux.

Adicionalmente CHEQUE seu driver de vídeo.

1 curtida

Vi que vc usa Intel Graphcs, o problema pode estar no seu driver mesa. RECOMENDO fortemente usar OU (K)ubuntu LTS ou Debian com KDE. No seu caso principalmente o Kubuintu LTS ou KDE Neon LTS ou Debian KDE, visto que seu driver se dá melhor com KDE (experiência de quem já gerenciou Linux de irmãos).

Se puder comprar uma Nvida GT da vida ou uma Radeon de uns 300 R$ melhor ainda. Intel Graphcs não costuma ter bom desempenho em jogos nem no Windows.

2 curtidas

Vou baixar essas três distro na versão KDE, mas o Debian eu nao sei se achei o link .ISO correto, poderia disponibilizar ?

Esse foi o link que achei:
debian-live-testing-amd64-kde.iso
https://cdimage.debian.org/cdimage/weekly-live-builds/amd64/iso-hybrid/debian-live-testing-amd64-kde.iso
2019-07-16 20:03 2.5G

1 curtida

Pode usar desse link

1 curtida

Não sabia dessa do KDE ser melhor pra esse hardware (o meu é parecido: CPU intel celeron e GPU intel atom).

1 curtida

Com o Atom se vc remover a composição (geralmente) ele voa.

2 curtidas

composição? Desculpe, mas não entendi

Sabe aqueles efeitinhos bonitinhos de transparência e reluzentes? Isso é a “Composição”;
No meu note eu deixo no médio. Mas em Atoms e Celerons eu recomendo desativar ou ao menos deixar no baixo.

2 curtidas

Ela é desativada AQUI:

1 curtida

Entendi, obrigado! Mas no meu caso uso o antergos com o gnome

1 curtida

@brunocabral Grato pelas informações, brevemente farei testes nas distros que você me recomendou.

Acabei de lembrar de outro fato curioso comparando windows x linux.
Recentemente ao formatar meu PC com Windows 10, nas configurações de energia eu tinha configurado ele para o modo EQUILIBRADO, inocente fui abrir o jogo e senti uma enorme diferença de desempenho, ficou horrível, ou seja, o jogo só abre legal quando eu habilito as configurações de energia para ALTO DESEMPENHO.

No linux, é possível fazer uma configuração como essa ?
Grato desde já!

1 curtida

Sim, no geral Linux “já vem” no modo equilibrado. Pra deixa-lo em alto desempenho use o CPUfrequ-indicator e se seu notebook tiver nvidia, instale os drivers proprietários.

1 curtida

@brunocabral Obrigado !

1 curtida

boa noite, estou tendo o mesmo problema com o cs go. mas com a diferença que o meu não abre de forma alguma, e sou obrigado a sair, tenho uma maquina fraca e não sei muito bem como resolver esse problema.
tenho um dell i5, 4g ram, 1 Tb disco rigido, placa HDgrafics 5500

Vishh ai sei não em, eu tenho um notebook com gráficos intel (i5 terceira geração, intel HD 4000) e roda bem tranquilo o CSGO e claro que tudo no minimo só preservo a resolução em full HD e roda em 80~100 de FPS tranquilo as vezes cai pra 55~50 mas é bem raro, só naquele novo modo de battle royale que não vira mas nos mapas normal é bem tranquilo (isso no Windows) já no Linux não chega a 25 de FPS (testei no Xubuntu/Kubuntu x64 18.04.3).

@anon28846535 e @YugiMoto bom dia!

Eu tive mais sucesso no LinuxMint XFCE x64 bits.
Atualmente estou com uma placa de vídeo básica NVidia Gforce 730, que deu uma melhora absurda no jogo usando LinuxMint. Infelizmente é muito notável que o Linux não está lidando bem com gráficos onboard e até em desempenho, para PCs fracos eu não consigo mais rodar o Ubuntu tranquilamente, as distros mais leves que consegui resultados satisfatórios foram ZorinOS e LinuxMint XFCE. O Deepin está vindo com muitas mudanças e também é uma distro muito boa, da mesma forma o Ubuntu 19.10 parece ter melhorado as coisas também mas ainda não testei.

Recomendo testar o Mint XFCE.

1 curtida
Open Steam
Vá para a "Biblioteca"
Clique com o botão direito do mouse no jogo que precisa ser reconfigurado
Selecione "Propriedades" no menu
Clique no botão "Definir opções de inicialização ..."
digite: -full e salve

Vi em outro fórum, resolveu o problema de não abrir em fullscreen

1 curtida