No Diolinux Responde de hoje, debatemos sobre se o COSMIC um dia superará o GNOME e o KDE, se vale a pena se aprofundar em tecnologia após os 50 anos, se existe uma distro melhor para programadores e se o Android fechou o código.
essa pergunta é um grande exercício de adivinhação. só o tempo dirá.
Áte hoje não consigo ver as “Vantagens claras” do Cosmic frente as DE Gnome e KDE. Parece mais um gnome com algumas extensões próprias só que feito com a linguagem da moda.
Apesar de ver o mesmo, eu creio que até o lançamento ele será exatamente isto.
Mas acredito que o seu potencial será “Despertado” depois.
Puxando o windows como exemplo, eles com o controle total podem adicionar funções por baixo do capô que trarão “otimizações” , no Windows você consegue ligar o pc e o sistema iniciar mesmo sem logar (Carrega o usuário e apps antes de logar), meu sonho que isto existisse
Claro que não sei se tera isso, mas acredito que o objetivo da System76 é ter o controle para realizar coisas do tipo
Se firmará no mercado? Somente o tempo. Mas após testar o alpha me surpreendeu positivamente. Achei um bom meio termo entre o GNOME e o KDE, o sistema te da possibilidade de personalização na medida certa. Um ponto muito positivo a ser destacado é o modo Tiling, esse funcionou perfeitamente. Sem dúvidas usarei em algum computador no lançamento.
Não entendo muito do assunto, mas pelo que entendi eles fizeram isso basicamente pq toda versão do gnome quebravam as modificações deles, e eles tinha que refazer.
Então devem ter aproveitado o trabalho e feito uma DE nova.
Mas é isso ai mesmo, o Cosmic é um Gnome com algumas extensões por padrão (dash-to-panel, dash-to-dock, tray-icons, pop-shell), mais a possibilidade de personalizar as cores e por fim uma pegada de window manager (com o pop-shell mais a forma de abrir o menu)
Resolveram fazer o Cosmic por conta de discordâncias com os desenvolvedores do GNOME.
Fazer uma DE do zero é bem mais difícil e mais caro do que desenvolver extensões do GNOME.
Então, houve um tempo em que a Canonical fez o próprio DE. Marcou história, influenciou o próprio Gnome, mas por fim retornou ao Gnome porque não é fácil manter um DE.
Acabou que o Unity utilizava GTK ou seja, estava dependendo do que os desenvolvedores do GTK estavam fazendo, ter que ficar fazendo ajustes no GTK para o unity ficou caro e demorado e com isso decidiram voltar para o Gnome de vez, isso foi um dos fatores da Canonical abandonar o Unity.
Já o Cosmic utiliza bibliotecas Iced que é feita em rust para “imitar” o GTK/Gnome. Sinceramente acredito que seria mais interessante tentar fazer algo como era o Gnome 2 só que mais moderno que o Mate que pelos visto vai ficar a vida inteira estacionado naquilo.
creio que as mudanças trazem vantagens principalmente para os desenvolvdores.