COSMIC superará GNOME e KDE? TI depois dos 50 anos e Android “fechado”

No Diolinux Responde de hoje, debatemos sobre se o COSMIC um dia superará o GNOME e o KDE, se vale a pena se aprofundar em tecnologia após os 50 anos, se existe uma distro melhor para programadores e se o Android fechou o código.

2 curtidas

essa pergunta é um grande exercício de adivinhação. só o tempo dirá.

1 curtida

Áte hoje não consigo ver as “Vantagens claras” do Cosmic frente as DE Gnome e KDE. Parece mais um gnome com algumas extensões próprias só que feito com a linguagem da moda.

2 curtidas

Apesar de ver o mesmo, eu creio que até o lançamento ele será exatamente isto.

Mas acredito que o seu potencial será “Despertado” depois.

Puxando o windows como exemplo, eles com o controle total podem adicionar funções por baixo do capô que trarão “otimizações” , no Windows você consegue ligar o pc e o sistema iniciar mesmo sem logar (Carrega o usuário e apps antes de logar), meu sonho que isto existisse

Claro que não sei se tera isso, mas acredito que o objetivo da System76 é ter o controle para realizar coisas do tipo

1 curtida

Se firmará no mercado? Somente o tempo. Mas após testar o alpha me surpreendeu positivamente. Achei um bom meio termo entre o GNOME e o KDE, o sistema te da possibilidade de personalização na medida certa. Um ponto muito positivo a ser destacado é o modo Tiling, esse funcionou perfeitamente. Sem dúvidas usarei em algum computador no lançamento.

1 curtida

Não entendo muito do assunto, mas pelo que entendi eles fizeram isso basicamente pq toda versão do gnome quebravam as modificações deles, e eles tinha que refazer.
Então devem ter aproveitado o trabalho e feito uma DE nova.

Mas é isso ai mesmo, o Cosmic é um Gnome com algumas extensões por padrão (dash-to-panel, dash-to-dock, tray-icons, pop-shell), mais a possibilidade de personalizar as cores e por fim uma pegada de window manager (com o pop-shell mais a forma de abrir o menu)

Resolveram fazer o Cosmic por conta de discordâncias com os desenvolvedores do GNOME.

Fazer uma DE do zero é bem mais difícil e mais caro do que desenvolver extensões do GNOME.

Então, houve um tempo em que a Canonical fez o próprio DE. Marcou história, influenciou o próprio Gnome, mas por fim retornou ao Gnome porque não é fácil manter um DE.

1 curtida

Acabou que o Unity utilizava GTK ou seja, estava dependendo do que os desenvolvedores do GTK estavam fazendo, ter que ficar fazendo ajustes no GTK para o unity ficou caro e demorado e com isso decidiram voltar para o Gnome de vez, isso foi um dos fatores da Canonical abandonar o Unity.

Já o Cosmic utiliza bibliotecas Iced que é feita em rust para “imitar” o GTK/Gnome. Sinceramente acredito que seria mais interessante tentar fazer algo como era o Gnome 2 só que mais moderno que o Mate que pelos visto vai ficar a vida inteira estacionado naquilo.

creio que as mudanças trazem vantagens principalmente para os desenvolvdores.