Pessoal, bom dia!
Já tem uns dias que minha Cosmic Store não abre no meu Pop os 22.04. Não fiz o update do Cosmic, instalei apenas a loja.
Vi num reddit que pessoas com RTX 3060 tiverem problemas a 6 meses atrás, mas aquela solução não funcionou para mim.
O que pode ser?
Os aplicativos atualizam normalmente pelo terminal.
Obrigado!
Daigo
Dezembro 10, 2024, 12:56pm
2
Bem, está no ALFA 4, então é previsível que ocorrerão problemas.
O melhor conselho que posso te dar é: cadastre-se e faça report para a própria equipe da System76, para que tomem conhecimento e corrijam.
shennn
Dezembro 10, 2024, 1:12pm
3
rxtheodoro:
Pessoal, bom dia!
Já tem uns dias que minha Cosmic Store não abre no meu Pop os 22.04. Não fiz o update do Cosmic, instalei apenas a loja.
Vi num reddit que pessoas com RTX 3060 tiverem problemas a 6 meses atrás, mas aquela solução não funcionou para mim.
O que pode ser?
Os aplicativos atualizam normalmente pelo terminal.
Obrigado!
Bom dia amigo, achei um problema quase igual o seu em outro forum, segue os passos a passos abaixo e tente ver se resolve. Fico a disposição para te ajudar! Forte abraço
Atualize o sistema e reinstale o GNOME Software :
sudo apt update
sudo apt upgrade
sudo apt install --reinstall gnome-software
Verifique os logs de erro :
journalctl -xe | grep gnome-software
Atualize ou configure o driver da NVIDIA (se tiver uma RTX 3060):
sudo apt install nvidia-driver-525
sudo prime-select nvidia
sudo reboot
Reinicie o GNOME Software :
systemctl --user restart gnome-software
Reinstale a Cosmic Store :
sudo apt remove gnome-software
sudo apt install gnome-software
Então, não instalei o Cosmic ainda. Apenas instalei a Cosmic Store.
Não saberia qual problema relatar agora.
Tentei re-instalar
user@pop-os:~$ journalctl -xe | grep cosmic-store
dez 10 14:04:33 pop-os sudo[28051]: user : TTY=pts/0 ; PWD=/home/user ; USER=root ; COMMAND=/usr/bin/apt install cosmic-store
dez 10 14:04:40 pop-os com.system76.CosmicStore.desktop[28097]: thread 'main' panicked at /build/cosmic-store-f5mP4I/cosmic-store-0.1.0~1733774606~22.04~ae012ed/vendor/iced_widget/src/scrollable.rs:1241:53:
dez 10 14:04:44 pop-os sudo[28156]: user : TTY=pts/0 ; PWD=/home/user ; USER=root ; COMMAND=/usr/bin/apt reinstall cosmic-store
dez 10 14:05:39 pop-os com.system76.CosmicStore.desktop[28303]: thread 'main' panicked at /build/cosmic-store-f5mP4I/cosmic-store-0.1.0~1733774606~22.04~ae012ed/vendor/iced_widget/src/scrollable.rs:1241:53:
dez 10 14:06:16 pop-os sudo[28377]: user : TTY=pts/0 ; PWD=/home/user ; USER=root ; COMMAND=/usr/bin/systemctl --user restart cosmic-store
alterei para cosmic-store apenas. mas não rolou
shennn
Dezembro 10, 2024, 6:25pm
6
Atualize o Sistema e os Pacotes
Certifique-se de que todos os pacotes no sistema estejam atualizados:
sudo apt update && sudo apt upgrade -y
Isso pode corrigir potenciais bugs nas bibliotecas dependentes.
Reinstale o Cosmic Store
Se a atualização não resolver, tente remover completamente o Cosmic Store antes de reinstalá-lo:
sudo apt purge cosmic-store -y
sudo apt autoremove --purge -y
sudo apt install cosmic-store
Verifique o Arquivo de Logs
Identifique detalhes do erro no log gerado pelo Cosmic Store:
journalctl --user-unit cosmic-store -n 50
Isso pode fornecer mais informações sobre o motivo do pânico.
Crie um Novo Usuário para Testar
A falha pode estar relacionada a configurações do usuário. Crie um novo usuário para testar:
sudo adduser testuser
su - testuser
cosmic-store
Se funcionar, o problema pode estar em arquivos de configuração do Cosmic Store no seu perfil.
Amigo se o erro persistir recomendo você reportar o erro no repositório oficial
GitHub do Cosmic Store .
user@pop-os:~$ journalctl --user-unit cosmic-store -n 50
-- No entries --
Não dá erro, mas não abre.
Roda só ela pelo terminal e manda a saída
Assim?
user@pop-os:~$ cosmic-store
[2024-12-11T12:23:47Z WARN wgpu_hal::gles::egl] No config found!
[2024-12-11T12:23:47Z WARN wgpu_hal::gles::egl] EGL says it can present to the window but not natively
[2024-12-11T12:23:47Z WARN wgpu_hal::gles::adapter] Max vertex attribute stride unknown. Assuming it is 2048
thread 'main' panicked at /build/cosmic-store-f5mP4I/cosmic-store-0.1.0~1733774606~22.04~ae012ed/vendor/iced_widget/src/scrollable.rs:1241:53:
called `Option::unwrap()` on a `None` value
note: run with `RUST_BACKTRACE=1` environment variable to display a backtrace
Pra quem fala que Rust é segura, aí “null pointer exception” não tem o que fazer, é um erro de lógica no código da cosmic store