Corrompi o terminal e o login ao instalar o Python 3.11

Olá pessoal, boa tarde!

Espero que possam me ajudar, hoje instalei a versão Python 3.11.3 mas notei que ao digitar Python --version no console, ainda apontava para a 3.9.7. Após algumas pesquisas executei o seguinte comando:

sudo update-alternatives --install /usr/bin/python3 python3 /usr/bin/python3.11 1

Porém mesmo o comando sendo aceito, não surtiu efeito, resolvi então reiniciar o sistema.

Ao reiniciar porém, tive a infeliz surpresa: meu terminal não estava abrindo. Tentai a solução recomendada de alterar para o idioma inglês, mas não surtiu efeito. Então segui um outro tutorial orientando para resolver o problema na qual entrei no tty3 para poder aplicar a solução, mas mesmo digitando meu usuário e senha, não consegui logar, segui então outro procedimento para resetar a senha, entrando no modo de recuperação em seguida logando no terminal como root e usando:

passwd

Consegui resetar a senha e entrar pelo login e senha no tty3. Mas ai não consegui logar mais via interface grafica, na hora que digito a minha senha, ele volta a pedir a senha novamente e depois aparece a seguinte mensagem:

Desculpe a autenticação por senha não funcionou.

Só consigo acessar a interface gráfica novamente, utilizando o modo texto no login (ctrl+alt+f2) e dando o comando startx.

Alguém pode me ajudar? Não quero ter que reinstalar o sistema =( estou sem nenhum pendrive no momento.

Agradeço quem puder dar uma luz.

No link acima mostra como instalar e como remover.

:point_down:

Pelo que eu entendi no link que postei, quando você usa este comando ele faz um link simbólico para o caminho na frente, porém a menos que você tenha digitado errado no seu post, tem um erro entre instalar a versão .3 e apontar para a .1

Verifica como esta os apontamentos:

OBS: No meu sistema esta assim:

ls -l /usr/bin/ | grep -i python
lrwxrwxrwx 1 root root           7 abr  5 12:52 python -> python3
lrwxrwxrwx 1 root root          10 abr  5 12:52 python3 -> python3.11
-rwxr-xr-x 1 root root       14280 abr  5 12:52 python3.11
-rwxr-xr-x 1 root root        3248 abr  5 12:52 python3.11-config
lrwxrwxrwx 1 root root          17 abr  5 12:52 python3-config -> python3.11-config
lrwxrwxrwx 1 root root          14 abr  5 12:52 python-config -> python3-config

PS: Lembrando que não uso o Ubuntu e não precisei fazer estas operações.
PS2: Talvez o seu esteja diferente, e não tentei deixar como o meu, visto que cada distro organiza da sua forma. Só postei para você ter um parâmetro de comparação.

1 curtida