Corrija o erro "Verifying shim SBAT data failed: Security Policy Violation" após atualização do windows em duall boot

Relatos de usuários, após atualização do windows em agosto, estão quebrando o dual boot em sistemas Linux com o Secure Boot habilitado.

Esse problema é causado pela decisão da Microsoft de aplicar uma atualização do Secure Boot Advanced Targeting (SBAT) que bloqueia os gerenciadores de boot do Linux, que não tenham corrigo a falha contra a vulnerabilidade bypass CVE-2022-2601 GRUB2 Secure Boot, que poderia “ter um impacto na segurança do Windows”.

A vulnerabilidade está no GRUB, o gerenciador de boot padrão, responsável por suportar o Secure Boot.

Embora a Microsoft efirme que a atualização SBAT não deve afetar os dual boot existentes, muitos usuários do Linux afirmam que seus sistemas - executando Ubuntu, Linux Linux, Zorin OS, Puppy Linux e outras distros - não são mais inicializados após as atualizações.

Minha experiência

Não tenho windows no meu NoBo, somente o Kubuntu. Quando baixei uma iso do KDE Neon, para ver as novidades num pendrive, observei o mesmo erro dessas atualizações. Aparecia uma imagem como essa:

Isso impedia o boot de algumas distros, realmente, embora meu Kubuntu subisse sem problemas. Não sei como esse erro aconteceu, pois não uso windows. Talvez alguma mudança na chave UEFI das mesmas (palpitando sem nenhuma evidência dessa possibilidade).

Como fiz para corrigir o erro (siga por sua conta e risco):

1. reiniciar o linux, desabilitando o UEFI na BIOS
  2. fazer login na sua distro e abra um terminal
  3. desabilite a SBAT policy com o comando: sudo mokutil --set-sbat-policy delete
  4. reinicie o linux e refaça o login, novamente, para desabilitar o SBAT
  5. reinicie MAIS UMA VEZ e habilite o UEFI
  6. de agora em diante o problema acaba e você pode instalar outros infenicídios à vontade
2 curtidas

Valeu pela dica!
Sua dica resolveu a questão no Ubuntu pra mim.
Só o Windows que não. Quando seleciono o Windows no GRUB, aparece a seguinte mensagem:

error: cannot load image.
Press any key to continue.

E ai ele volta pro Grub.
(Detalhe: quando volta pro Grub, seleciono o Ubuntu e ocorre um erro. Preciso dar um CTRL ALT DEL pra voltar a entrar no Ubuntu.)

Vou investigar se esse problema ocorreu com mais pessoas.

1 curtida