Corrigir arquivos corrompidos Linux Mint

Olá! Acabei de instalar o Linux Mint e gostaria de saber se existe algum comando para corrigir erros e arquivos corrompidos do sistema, eu utilizava Windows e lá existia um comando para corrigir esses arquivos. Tenho vontade de saber se existe algum comando porque tenho medo de dar problema mais para frente, portanto, gostaria de executar agora, logo quando terminei de instalar o mesmo. - Linux Mint 20

Se for um comando para verificar se os arquivos de sistema estão íntegros, eu desconheço que exista…

A instalação de pacotes do repositório do Ubuntu só acontece depois de verificado que o download está íntegro. Depois de copiado no disco, fica a cargo do sistema de arquivos garantir a integridade do conteúdo.

Sistemas mais novos como o BTRFS e ZFS conseguem detectar arquivos corrompidos durante o processo conhecido como scrub. Porém o EXT4, padrão usado na instalação do Mint é mais simples e não possui essa funcionalidade. O máximo que vc pode fazer para verificar a integridade dos arquivos nesse caso é rodar o comando fsck /dev/sdXY onde X e Y devem ser trocados pela partição de onde vc fez a instalação raiz. No caso de um sistema montado, só pode ser feita conferencia que está tudo certo, se houver algum erro deve ser realizado o mesmo comando com a partição desmontada.

Caso vc use o fsck como o usuário acima menciono pode ocorrer de que os arquivos recuperados sejam salvos na pasta “/lost+found” éla é uma pasta oculta.
fsck -y /dev/sdXY o -y corrige automaticamente e é perigoso deve ser usado somente com o filesystem desmontado.