Corretor de texto: quais os melhores corretores ortográficos online? - Diolinux
Escolha o melhor corretor de texto e mostre suas habilidades de comunicação.
Isso não merecia ser corrigido? Hehehehehe
Qual corretor você usa, Rodrigo?
Além do meu cérebro (e da revisão de amigos), uso o Vero no Libre… só chamei a atenção que o texto do post ser reticências ficou no mínimo engraçado.
De forma geral, ainda acho ferramentas de correção, copywriting e storytelling bastante limitadas (lembrei do vídeo do Dio sobre uma de criação de textos para blogs e redes um tanto ruim, mas que poupa um pouco de trabalho). Só que eu sou da escola antiga, eu mesmo escrevo e repasso a um colega para o copidesque (essa é das antigas, né, @frc_kde?) e vice-versa. Tanto que para textos curtos acabo escrevendo no Gedit ou na caixa de texto da rede social onde o texto será usado…
O que eu não uso:
-
Gmail, redes sociais etc. no celular. – Só Zap, e só para família, poucos amigos, poucos fornecedores – mas em 99% dos casos, em casa, pelo computador
-
Corretor ou (auto-conclusão de palavras?) no celular. – Pelo que vejo dos outros, parece que essas coisas mais atrapalham do que ajudam
Minha atividade é 99% no desktop:
-
Corretor do próprio LibreOffice
-
Corretor do próprio Chrome / Chromium. – No máximo, adiciono ao “dicionário” alguma palavra que uso com frequência. – Tenho a impressão de que a sincronização do Google sincroniza também o “dicionário”, pois quando instalo uma nova distro não preciso adicionar de novo as mesmas palavras… Mas nunca conferi se isso é verdade.
Achei interessante a função “anti-plágio”. Acho muito improvável que eu escreva algum plágio por acaso. – Quanto à penalização (SEO), simplesmente não existe (a menos que a pessoa faça muuuita bobagem).
Certa época, fiz um site com muito clipping de notícias oficiais, e naturalmente me preocupava o risco de ser penalizado. – Em vez de copiar dos jornalões, eu procurava o press-release original (que eles copiavam e adicionavam ameaças terríveis de copyright!), e colocava o link do press-release oficial. – Nunca vi o Google “penalizar” nenhum jornalão. Pelo contrário, o Google sempre escondia muito bem o press-release original!
Mas, na maioria das vezes, sempre prefiro eu mesmo reescrever as notícias – hábito antigo, de “copy-desk”, aliás, “redator” – colocando as informações na ordem lógica, sem repetições, e eliminando o que não tem relevância.
E sempre citando as fontes – de preferência, com os links. – Não é só questão de dar o devido crédito, mas principalmente de permitir que o leitor verifique as informações, e procure mais detalhes, se quiser.
Você pode comparar a qualidade do auto-corretor no celular através do teclado (Google, Microsoft, Apple) e o corretor nativo dos navegadores com, por exemplo, a do LanguageTool (português e inglês) e a do Grammarly (inglês).
É que eu não conheço nenhum dos dois, nem os que são citados no link. – Acho que é mania de simplificar a vida ou, pelo menos, não complicá-la querendo conhecer / testar / usar coisas demais. – Prefiro pesquisar um assunto (não-TI) e redigir alguma coisa própria, diferente do que normalmente se imagina que seja. Então, procuro me dedicar mais ao trabalho, do que às ferramentas TI.
Ou seja, simplifico minha “vida-TI” para não tomar tempo ao trabalho que gosto. – Acaba que conheço e uso poucas ferramentas.
Mas, em compensação, você ganha em foco e produtividade. Talvez a gente tenha de buscar um equilíbrio, porque não conhecer coisas novas pode significar, às vezes, não estar otimizado.
Utilizo o VERO, do LibreOffice. Ele atende bem às minhas necessidades, mas poderia ser melhorado em algumas partes, dando mais opções ao usuário.
De todos os que usei, inclusive o da MS, foi o que mais gostei.
Fui testar o Language Tools e fiquei impressionado com todas as possibilidades que ele nos apresenta, mesmo na versão FREE. Se utilizarmos o modo exigente então, ele fica perfeito e apresenta aquelas opções que não vemos em outro corretor.
Carlos, obrigado pelo feedback. Que tal compartilhar o nosso fórum com seus amigos e familiares?