CorelDraw no Ubuntu

Sou um apaixonado e iniciante em relação ao universo Linux Ubuntu.

Mas sempre me barro na seguinte situação: trabalhamos com confecção, quase a totalidade dos nossos fornecedores ou terceirizados usam CorelDraw. Já tentei usar o Inkscape, mas tive problemas na produção, pois na conversão e importação “perdia-se” detalhes e os produtos eram fabricados errados (sei que poderia ser resolvido com conferências… mas sabe como são os seres humanos).

Há alguma maneira de rodar o CorelDraw no Ubuntu?

1 curtida

Vc pode instalar o Wine e testar, porém, é uma gambi q pode pifar a qualquer momento.

1 curtida

Olá, @dassie! Bem vindo ao fórum.

Infelizmente os relatos do site WineHQ sobre o CorelDraw não muito animadores:
https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=application&iId=440

Esse é realmente o maior problema da migração para o Linux, e infelizmente não tem muito o que fazer em alguns casos. Se o seu trabalho exige o uso do Corel e o Inkscape não é 100% compatível com o que você precisa, fica uma situação complicada.

2 curtidas

Já tentei diversas maneiras… o Inkscape até menciona que consegue importar arquivos .cdr de forma nativa, mas a maioria dos arquivos que importei para testar (mesmo usando versão para Win), mas sempre perde-se algo no caminho.
Será que uma opção seria uma máquina virtual com win e ir “convertendo” os arquivos para usar no inkscape no ubuntu?

1 curtida

Via Wine não está conseguindo com a última versão do CorelDraw, pelo que testei… se tiver alguma informação, seria bem útil!

1 curtida

Talvez uma versão beeem mais antiga do corel.

1 curtida

Eu até pensei em recomendar isso, mas isso depende muito da sua máquina. Eu sei que o Corel exige bastante recursos do sistema, e rodar ele de forma satisfatória dentro de uma VM pode ser um pouco complicado. Mas sim, é uma opção. Não custa tentar. O Win10 pode ser baixado gratuitamente no site da MS e usado por 30 dias para avaliação, e funciona perfeitamente em qualquer programa de virtualização.

1 curtida

Olá, @dassie, blz? Infelizmente, programas feitos para rodar no Windows não funcionam bem no Linux mesmo usando Wine, principalmente se for algo crackeado. Programas que usam muitos recursos gráficos são especialmente problemáticos.
Mesmo não sabendo qual o seu problema exato, me permita tentar ajudar.
O Corel exporta muito bem para formato PDF. Tente pedir por este tipo de arquivo, ou SVG entre outros Faça testes para ver como se comportam as camadas e outras propriedades. PDF é muito robusto, muito fiel ao original e tem algumas capacidades para lidar com camadas.
Tentar importar diretamente arquivos proprietários como *.cdr do Corel ou *.ai (do Illustrator) ou *.psd (do Photoshop) é pedir por problemas e erros estranhos.
E veja, isto é algo que dá problema mesmo entre versões diferentes do mesmo aplicativo…
Não desista do Inkscape. Ele é um aplicativo muito, muito bom, mas não é o CorelDraw (em termos de identidade, não de qualidade).
Se quiser fazer testes ou quiser mais ajuda, conte comigo! Eu tenho Corel no Windows e Inkscape no Linux e uso os dois, principalmente o Corel, a muito tempo.

1 curtida

@Terci…realmente. Vou ter que me programar com a futura migração para o Ubuntu.

Primeiro instalei o Inkscape no windows, a partir desse mês, todas as artes são criadas no Inkscape (diga-se de passagem, realmente, ele atende à toda expectativas aqui da empresa).
Os arquivos no banco de dados também serão convertidos todos para PDF, pois percebemos que não tem deficit algum na exportação.

Com o tempo programado, teremos o backup de todos arquivos cdr em pdf, para consultas e novos trabalhos.

Impressionante o que observamos, o tamanho do arquivo do Inkscape é em torno de 30% dos arquivos do CorelDraw, ou seja, teremos mais este ganho em nosso GoogleDrive (hoje beirando quase 1TB de arquivos).

Com certeza, em breve, consigamos atingir nossa meta de migração 100% para o Linux.

Muito obrigado a todos!!

3 curtidas