Core I7 1165G7 vs Ryzen 7 5700u

Estou prestes a comprar um novo notebook, porém tenho muitas dúvidas quanto ao processador.

Para trabalhar preciso basicamente de um navegador e editores de texto, mas também gosto de fazer experimentos com máquinas virtuais. Procuro um processador que me permita confortavelmente ter muitas abas de navegadores abertas, documentos em pdf com spotify ou vídeos rolando ao fundo.

Observando apenas o poder de processamento bruto, o Ryzen 7 5700u parece ser melhor, já que conta com uma quantidade de núcleos maior 8/16 vs 4/8 do Core I7 1165G7. Porém o Core I7 é mais veloz em single thread o que o faz mais raṕido para tarefas básicas, além de contar com support ao codec av1, o que o também o faz melhor para reprodução de mídia(algo importante para mim).

Se alguém puder opiniar, qual dos processadores parece ter mais longevidade no futuro ? Gostaria de comprar algo que pudesse durar vários anos e com boa performace para navegação na web, reprodução de mídia e eventualmente rodar uma máquina virtual.

Agradeço.

1 curtida

A diferença no desempenho single-core é relativamente pequena a favor do Intel, enquanto a diferença no multi-core é gigantesca a favor do Ryzen. Eu nem posicionaria esses processadores no mesmo nível.

Ambos atendem bem, mas pensando em máquinas virtuais e trabalho mais pesado, o Ryzen certamente terá muito - muito mesmo - mais fôlego. É um chip bastante superior.

4 curtidas

Sim, concordo, mas minha preocupação com o Ryzen é sua capacidade de lhe dar com vídeos em alta resolução no futuro, já que não tem suporte ao codec av1, que é pra onde a indústria parece estar se direcionando.

Bem, primeiramente, acredito que para realizarmos esse tipo de comparação é necessário conhecer os modelos exatos dos dois laptops em questão, pois é sempre interessante avaliar pelo conjunto. Contudo, de uma forma mais “direta” e considerando apenas os processadores, a escolha pelo Ryzen acaba sendo o único caminho lógico. Irei elaborar mais e passar por todos os pontos que você mencionou e adicionar alguns outros.

Com relação ao desempenho nas tarefas básicas (como edição de textos, navegação na Internet, ouvir música, etc.), ambos atendem perfeitamente e qualquer comparação é irrelevante. No papel, o Intel tecnicamente leva alguma vantagem, mas na prática você não perceberia qualquer diferença na usabilidade, porque o IPC e o desempenho single core do Ryzen 7 5700U já são absurdamente altos. Então este ponto pode ser desconsiderado.

Com relação à usabilidade para máquinas virtuais e tarefas mais pesadas, o desempenho bruto no multi-core é o que fará a diferença. Ambos são bons processadores, sem dúvidas, mas dependendo da atividade realizada na máquina virtual, o i7 poderá engasgar, enquanto o Ryzen terá muito mais fôlego para continuar funcionando sem prejudicar sua experiência. Em tarefas como renderização de vídeos, edição de imagens complexas e outras, nem há como comparar, pois a diferença a favor do AMD é gritante. É a diferença nesse tipo de uso que faz as pessoas trocarem processadores, e não o uso básico.

Com relação ao desempenho do vídeo integrado para jogos, ambos acabam ficando bem emparelhados. Em alguns jogos, a Vega 8 do Ryzen leva vantagem. Em outros, a Iris Xe 96 UEs do Intel. Portanto, creio que podemos considerar um empate. Com relação ao desempenho do processador para jogos, ambos atendem bem (embora o i7 fique no limite em diversos jogos modernos de mundo aberto). Esses dois processadores estão distantes de serem considerados produtos destinados a jogos, mas você ainda conseguirá se divertir bastante caso queira.

Com relação à reprodução de mídias, a capacidade de usar aceleração de hardware para AV1 é tecnicamente uma vantagem para o Intel. Isso não apenas contribui para o ganho de desempenho, mas também para a redução no uso de bateria e na geração de calor. Contudo, eu colocaria alguns pontos na mesa:

• Embora o padrão AV1 tenha demonstrado maior eficiência quando comparado ao H.265, por exemplo, não podemos afirmar ainda que “é para onde a indústria está se direcionando”, porque há muitos aspectos relevantes, a nível de mercado, que interferem nisso. Por exemplo, preocupações com licenças. A verdade é que, se há uma transição, ela ainda irá demorar um pouco;
  • Mesmo que eventualmente a preferência pelo AV1 seja dominante, as empresas de streaming certamente manterão outros codecs disponíveis ao detectar hardware sem suporte ao AV1 (o que será a maioria), pois não desejarão entregar desempenho comprometido a ponto de perder clientes para a concorrência;
  • O Ryzen já é capaz de executar vídeos em 4K 60 FPS mesmo sem a aceleração dedicada de hardware (embora isso certamente seja traduzido em maior aquecimento e menor duração da bateria).

Com relação à longevidade, sugiro pegar o atual mercado de processadores para desktops como referência. Pode parecer estranho, uma vez que você está buscando laptops finos e portáteis, mas é interessante por uma razão: o mercado de desktops permite caracterizar o layout típico de produtos em vários segmentos segundo a perspectiva do desempenho.

Nesse contexto, para qualquer quesito analisado, o Core i7 1165G7 está muito distante de alcançar mesmo o processador “Core” mais barato para desktops, o Core i3 12100F (que também é 4/8). O Ryzen 7 5700U não apenas alcança o Core i3 12100F em multi-core como o supera. Não há dúvidas de que será um processador com maior longevidade e flexibilidade para se adaptar a mudanças no seu tipo de uso.

7 curtidas

Resposta completíssima, muito obrigado! Vc tem razão, o Ryzen é a melhor opção mesmo.

A AMD lançou a linha 6000u dos Ryzen recentemente, que resolve todos os “defeitos” da série 5000u, tem mais desempenho em single-core, tem uma placa de video integrada melhor e tem suporte ao codec av1. A questão é que não faço a menor ideia de quando ou por quanto essa nova linha de processadores vai chegar ao Brasil, e não sei até ponto aguento mais passar raiva com meu computador atual.

Os modelos de notebook são os mais populares que existem no mercado brasileiro hoje com esses chips, os da Lenovo e da Acer:

São máquinas bem parecidas de forma geral no seu funcionamento interno, o que pode variar mais é qualidade da tela e as versões de wifi e bluetooth.

1 curtida

Tenho justamente um idepad 3, mas com o R5 5500U e fiz upgrade para 20Gb de memória (o máximo que a placa mãe aceita) e 1tb de nvme. É um bom notebook, bateria dura bastante (na medida do possível) e o desempenho atendende legal. Uso para programar em C# com o Rider e containers do MySQL e SQL Server e nunca tive travamentos ou beirando o limite da máquina. Apenas não julgo ser uma boa máquina se for utilizar Windows 11, ao menos eu não tive uma experiência fluida devido ao FTPM e a AMD antes de formatar e tacar o Manjaro nele

2 curtidas

A primeira coisa que vou fazer é instalar Arch, vou nem configurar o Windows. Até preferia comprar um que viesse com Linux, mas esse da Acer que tem a tela melhor não tem versão com Linux.

Meu uso vai ser na maior parte do tempo trabalho de escritório e reprodução de mídia.

2 curtidas

Bom , pelo visto o da Acer será bem melhor então. A tela do Idepad 3, por mais que seja FHD, peca na qualidade as cores por ser um painel VA

2 curtidas

Com relação à tela, o mais importante é evitar o padrão HD antigo. Tela de 1366x768p, na minha opinião, é sofrimento. Eu uso para trabalho um laptop antigo, um Asus ZenBook S46CB, e ele me atende perfeitamente bem para tarefas diárias, exceto por conta da tela. Não é legal para trabalhar com programas abertos lado a lado. Pelo visto você está procurando modelos com tela de 1920x1080p, o que é ótimo.

Os processadores Ryzen 6000 para laptops devem chegar até o final do ano ao Brasil. O novo socket AM5 para desktops, com a série 7000, também será lançado.

Qual é sua máquina atual?

2 curtidas

Acho que da pra entender o meu desespero :rofl:

2 curtidas

Rapaz… Chegando o possante, dá uma atualizada na BIOS usando o .exe da fabricante, caso queira e exorcize o Windows pelo Arch e aproveite a vida nova LOL

2 curtidas

Coragem rodar Gnome com apenas 2 gigas de RAM!

2 curtidas

Faço uma instalação minima do gnome com o Arch, no fim das contas o consumo do sistema é entre 300 e 400 mb de ram, não muito diferente de um Xubuntu da vida por exemplo. Gosto muito mais do gnome, com o cosumo de ram não sendo muito diferente, não vejo pq abrir mão de usar. Também uso zram o que da uma ajuda.

4 curtidas

Creio que os dois terão boa longevidade. O i7 é mais antigo mas na época, para um baixo consumo, era um monstrinho. Já o Ryzen vai ter mais força bruta e vantagem nos núcleos físicos.
Mas pensando no que você está partindo, qualquer um dos dois vai satisfazer.

PS: se vídeo for uma coisa importante, me parece que o Iris Xe performa melhor que o RX Vega da Amd. Mas é pouca coisa e quanto ao suporte específico, certamente haverá outras soluções e o processamento “bruto” do bichinho ajuda a compensar.

PS2: só por curiosidade fui ver a pontuação do Celeron, é na faixa de 500 (passmark software). o i7 passa de 10.000 e o ryzen > 15.000.

2 curtidas

Fiz o pedido do computador com Ryzen 7 5700u, agora é aguardar chegar. Obrigado a todos que postaram suas opiniões!

4 curtidas

O computador chegou, e é outra vida, tudo muito rápido. O processador consegue reproduzir vídeos em 4K60 sem problemas, mesmo sem aceleração, fica com uns 20% de uso. Ainda vou testar uns jogos, apesar que não comprei com jogos em mente, só queria um bom processador.

2 curtidas

Você provavelmente vai ficar bastante surpreso com o desempenho da máquina em jogos. :slight_smile:

Não é o objetivo central, mas ainda dá para se divertir bastante.

Abaixo uma demonstração de desempenho (e comparação com o vídeo do i7) em alguns dos jogos mais pesados disponíveis:

Testei com uns jogos e realmente dá pra brincar mesmo com títulos mais pesados, mas gráficos no mínimo e 30 FPS, mas dá pra divertir.

Uma pergunta. É normal notebooks acelerar a ventoinha quando está na BIOS ? Percebi com esse novo notebook que quando estou na BIOS ou no menu de boot do grub as fans aceleram bastante, mas assim que o sistema operacional assume elas se normalizam, o comportamento é o mesmo com Windows ou Linux.

Meu notebook anterior nāo tinha dissipaçāo ativa.

1 curtida

Sim, isso é normal. Quando o sistema entra em operação os drivers são carregados e as coisas normalizam. E na BIOS a frequência do processador muitas vezes é mantida no máximo.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.