Core i3 2310m + 8Gb de ram + SSD roda distro com Gnome (ou KDE) atual?

Boa noite, pessoal

Como o título sugere, tenho esse hardware em um notebook antiiiiigo, mas que ainda está vivo depois de uma revitalização que fiz com mais ram e um SSD. Atualmente, está com Lubuntu. Mas estava pensando em instalar o Debian 12 ou o Arch (para aprender) com Gnome (ou KDE). Sendo duas distros mais de vanguarda, será que rodaria tranquilo nesse meu notebook?

Para uso básico, sim, rodará tranquilo.

Meu laptop de trabalho tem um Core i7 3537U (dual core com HT, como o seu Core i3), 8GB de RAM e um SSD básico de 120GB. Consigo navegar na Internet, editar documentos e fazer muitas outras tarefas desse tipo, sem engasgos, com qualquer distro Linux.

3 curtidas

Opa!

HT seria Hyper-Threading, certo?

Sim, sim, não seria para jogos nem nada disso não, apenas navegação, documentos, planilhas, etc.

Uma outra coisa que eu pensei também foi trocar o processador por um de mesma família, mas sendo core i5. Nessa tabela, diz que um i5 2520m tem 100% de chance (ou algo assim) de ser um upgrade. Também já vi que meu processador não é soldado na placa e a troca seria possível. Essa insistência é porque esse notebook tem um apelo sentimental já kkk gostaria que ficasse vivo o máximo possível.

2 curtidas

Eu tenho um notebook com um processador próximo (um Core i3-2350m), só que com 4 GB de RAM, e já rodei Zorin OS Core (Gnome) e atualmente roda Big Linux (KDE). Ambos rodam numa boa. Só no Zorin OS acontecia ocasionalmente umas engasgadas nas animações, mas nunca tive a impressão que o notebook estava lento. No Big, quase não dá para perceber quando ele engasga nas animações. Tive a impressão que o KDE é mais leve que o Gnome nesse sentido.

3 curtidas

Sim, HT seria hyper-threading. No caso, esse processador tem 2 núcleos e 4 threads.

A diferença entre seu Core i3-2310M e meu Core i7-3537U chega a, no máximo, algo em torno de 40%. Isso não vai te prejudicar ao realizar as tarefas básicas que listou. Por incrível que pareça, esses processadores ainda conseguem ser mais potentes que algumas das soluções de entrada (Celeron e Pentium) à venda no mercado atual.

Eu não faria upgrade de processador. Porque, além das questões centrais de compatibilidade (não basta o socket ser o mesmo, a BIOS tem que suportar), laptops muitas vezes têm o sistema de resfriamento, a bateria e questões de alimentação (VRMs e fonte) dimensionados para determinados chips, sendo inadequados para chips mais poderosos.

Você não vai precisar fazer mais upgrades para manter seu laptop antigo vivo. Ele vai funcionar bem do jeito que está. :wink:

Também tenho um apego sentimental ao meu, que está com mais de 10 anos, porque passei por muitas coisas junto com ele, rs. Há muitas lembranças envolvidas.

Já troquei a bateria (que estava gasta), a ventoinha (que começou a fazer barulho porque o rolamento estava no final da vida útil) e agora estou precisando substituir os alto-falantes (que começaram a chiar), mas a máquina ainda vai longe.

O meu é um Asus ZenBook S46CB. Naquela época, os laptops da Asus feitos em metal, como esse, eram verdadeiros tanques. Usei ele ao extremo, e ainda continua bem conservado. As peças que troquei foram substituídas por desgaste natural, e não por defeito. Além de fazer upgrade trocando o HDD por um SSD básico, é claro.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.